fbpx
Liderança Mercado Mobilidade Vendas

6 Técnicas realmente eficazes para Vendas Externas

Todo o profissional que trabalha com vendas externas tem o conhecimento que fazer um planejamento e gestão do seu tempo é primordial para o sucesso. Para complementar esses dois pontos existem outras técnicas que vão lhe ajudar a fechar excelente negócios. Separamos hoje 6 técnicas para lhe dar suporte nas suas vendas externas.

As técnicas de vendas são ações que você faz para vender mais. Externamente, é possível desenvolver técnicas que sejam peculiares ao seu segmento de mercado. Algumas técnicas são:

1 – Tenha uma boa apresentação

Embora pareça meio século passado essa dica, mas a realidade é essa mesmo. Como muitas vezes a primeira impressão é a que fica, seu cliente não o conhecendo pessoalmente, a primeira coisa que vai analisar vai se você está vestido corretamente, formalmente. Neste momento ele tira as primeiras conclusões sobre seu profissionalismo.

Então cuide de sua aparência, ela é seu primeiro cartão de visita, e embora seu produto seja ótimo, você seja um bom vendedor. Esses pequenos detalhes podem atrapalhar todo o processo.

Outra coisa importante é a parte da comunicação, mantenha-se profissional, tenha um diálogo no mesmo nível que o cliente está propondo. Seja claro e objetivo nas suas conversas sem muitos jargões e termos técnicos com que não entende profundamente do assunto tratado.

2 – Conhecimento do Produto

Seja um profundo conhecedor do seu produto. O vendedor deve conhecer todas as funcionalidades, qualidades, defeitos, pontos positivos e negativos do que está ofertando. Com esse conhecimento ele deve destacar de maneira clara os benefícios que seu produto vai trazer ao cliente.

3 –Conhecimento do Cliente

Além de conhecer profundamente seu produto, o vendedor deve se interessar em conhecer previamente para quem vai vender. Traçar um perfil de seu comprador, aumenta as chances de sua abordagem ter mais sucesso. Esse conhecimento vai facilitar o diálogo e todo o processo de negociação. Com um diálogo mas fluido é importante que o vendedor esclareça todas as dúvidas do cliente e o deixe confiante na qualidade de seu produto de forma plena.

4 – O processo de negociação.

Depois da apresentação do produto, o vendedor vai partir para o processo de negociação e fechamento. Por esse motivo deve desenvolver técnicas de negociação focadas no seu mercado. Deve ter as habilidades de apresentar, negociar e fechar o negócio. Não adianta fazer uma apresentação épica, se na hora do fechamento você não sabe como agir. As técnicas de vendas devem ser equilibradas.

Existem muitas técnicas de negociação, uma das mais eficientes é reforçar os benefícios do seu produto e sempre perguntando para o cliente se ele entendeu como isso pode ajudá-lo. Quando ele repete o “SIM” para esse questionamento, é um bom sinal, pois no seu subconsciente a mensagem que fica é: SIM é esse produto que ele deseja comprar.

5 – Gestão do Tempo

Ter um controle efetivo de seu tempo, principalmente quando se trata de visitas agendadas. Tenha em mente quanto tempo vai disponibilizar para cada tipo de cliente e qual vai ser seu roteiro.

Criar um cronograma ou uma rota é um passo fundamental para que você tenha o controle sobre isso. Então pense seriamente na logística que você vai fazer, quanto menos tempo você perder em deslocamentos, mais tempo você vai passar com seus clientes. E é isso que vai gerar resultados. Otimize suas rotas para que você possa visitar o maior número de cliente por dia.

6 – Pós Venda e Follow Up

Pós Venda e Follow Up em vendas é Fundamental

Essa dica é primordial e muitos vendedores esquecem dela. Nunca esqueça do pós venda, caso você tenha prometido algo para o cliente, simplesmente CUMPRA. O processo de vendas eficiente não se restringe somente a primeira visita, vender uma vez e sua equipe de entrega que faça o resto. Você deve continuar monitorando seu cliente, e fazer o máximo para fidelizá-lo.

Ligue após o atendimento, ou após ele ter utilizado seu produto para ver se está tudo de acordo com o que ele esperava. Para conferir se existem objeções ou algo que possa ser melhorado em uma nova compra. Mantenha-se próximo de seu cliente.

Mantendo essa proximidade você pode investir no “follow-up”, ou seja, você tem a confiança de seu cliente, sabe o que ele precisa e tem mais soluções para oferecer. Então, não perca tempo e envie novas ofertas de produtos, ele vai se sentir importante e você tem grandes chances de alavancar suas vendas.

Conclusão sobre Vendas Externas:

Vender externamente requer algumas habilidades em específico desde a abordagem, passando pela negociação, fechamento e até mesmo o pós venda. Tendo uma equipe altamente treinada para tal processo a empresa pode faturar muito mais, pois o contato direto com o cliente na comodidade de seu ambiente de trabalho é algo muito vantajoso e pessoal para ele, então se você usar as técnicas levantadas de forma correta as chances de melhorar suas vendas serão multiplicadas.

Então, mãos à obra. Treine sua equipe, estimule sua força de vontade e persistência. Pois no caminho das vendas os “NÃOS” são muito comuns, e servirão de aprendizado para que o número de “SIM” aumentem gradativamente. É um processo de melhoria contínua.

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *