Dificilmente você vai encontrar um empreendedor que se vai dar ao luxo de perder um cliente e não ficar nem um pouco incomodado – e entre os mais bem sucedidos provavelmente você não vai encontrar alguém com esse perfil.
A capacidade de qualquer empresa fidelizar seus clientes está diretamente ligada à sua competitividade, qualidade e força de atuação no mercado.
Neste, artigo vamos mostrar 6 técnicas que vão manter seus clientes motivados a continuar confiando na sua empresa.
1. Tenha cuidado e atenção.
Um dos maiores índices de perda de insatisfação e perda de clientes se dá por simples falta de atenção e cuidado, não é disponibilizado o tempo que eles merecem e investem para ter no atendimento e no suporte pós venda.
Todos sabemos que um nível de cuidado e atenção mais elevados exige mais dedicação e mais trabalho, mas o resultado, certamente vai compensar esse esforço. Atue com consultor, esteja sempre à disposição para tirar dúvidas e dar sugestões para seus clientes.
2. Pense e invista no sucesso de seu cliente
O seu sucesso depende do sucesso de seu cliente, ou seja, o seu papel é fazer com que seus produtos ou serviços sejam aproveitados ao máximo por ele e assim ele consiga melhorar seus resultados e realmente visualizar o custo-benefício do investimento que fez com sua empresa.
3. Crie uma rede de benefícios
Fidelize seu cliente através de parcerias e programas de fidelidade, crie benefícios para os clientes mais ativos e antigos. Mostre a importância que ele tem para sua empresa.
Quanto mais valor você gerar para seus clientes, mais facilmente você vai fidelizá-lo.
4. Não atenda mais que sua demanda pode atender.
Você pode estar pensando o que isso tem a ver com fidelização de clientes, pois bem, quando você está disposto a rejeitar alguns novos clientes para não afetar os serviços prestados para os atuais e continuar cuidando bem dos mais fiéis, seus clientes se sentem mais apreciados e tendem a retribuir tal gesto de lealdade e atenção.
Caso você não queira ou não possa perder novos clientes, ajuste sua equipe, seu planejamento ou seu horário de trabalho para que a qualidade do serviço não seja afetada.
5. Mantenha-se facilmente acessível
Atualmente, é muito fácil se comunicar, as vezes temos tantas opções que pode até ficar difícil de saber qual usar, isso cria um falta de acessibilidade.
Escolha os canais que seu público mais usa – redes sociais, Skype, telefone ou e-mail e esteja sempre presente e pronto para ajudar quem entrar em contato por esses canais.
6. Use um bom sistema de gestão
Estamos te ensinando a motivar seus clientes e encantá-los. Então, como você vai precisar dedicar mais tempo para seu cliente é uma boa pedida ter um software para te ajudar no controle das informações sobre eles e ainda para garantir que as demais demandas não fiquem esquecidas.
Sistemas de gestão vão garantir que você tenha informações relevantes sobre seus clientes e isso certamente vai te ajudar no trato com eles.
Essas dicas além de te ajudar a conquistar sua gama atual de clientes, com certeza, vai apoiar na conquista de novos clientes. Afinal você vai fortalecer sua rede de contatos fiéis a sua empresa e seus clientes se tornam mais um forte vendedor da suas soluções e serviços.