Automação Comercial Vendas

6 Razões para você automatizar sua Força de Vendas

Eliminar algumas atividades e processos que não tem contribuição direta no aumento da receita da empresa e não contribuem para a conversão de leads em clientes é um dos principais objetivos da grande maioria dos responsáveis pela área comercial de uma organização.

Mas a questão é como atingir essa eficiência operacional? Algumas empresas colocam essa carga nas costas de seus colaboradores e responsáveis pelo processo de vendas, como se fossem eles os responsáveis diretos pela ineficiência deste setor primordial.

Mas a grande verdade é que, na maioria das vezes a falta de ferramentas que ofereçam um suporte realmente adequado para o seu time de vendas é o principal empecilho que impede o ajuste deste setor e o upgrade no gráfico de vendas.

Por esse motivo elencamos 6 razões que vão te ajudar a enxergar a necessidade de automatizar sua força de vendas. Você vai perceber que a automatização já é uma realidade e uma necessidade. Confira:

1 – Otimização de esforços voltados para o atendimento

A partir do momento que você usa softwares de gestão empresarial para automatizar tarefas, elimina esforços desnecessários e pra lá de ultrapassados como as planilhas, se você e sua equipe ainda ficam horas preenchendo essas planilhas e bolando fórmulas malucas de chegar a um resultado definitivo, lamento informar mas isso é tempo (dinheiro) desperdiçado.

Quando você automatiza esse tipo de controle você acaba deixando sua força de vendas focada no que realmente traz resultados: relacionamento com o cliente. Com essa ferramenta, além de conseguirem atender a um número maior de clientes, seus vendedores os tratarão com muito mais qualidade e atenção, deixando-os infinitamente mais satisfeitos. E, como você provavelmente bem sabe, clientes satisfeitos compram mais.

2 – Facilidade de controle e compartilhamento da informação

Se cada vendedor tem uma maneira de entregar os seus resultados e você fica um bom tempo para juntar todas essas informações e fazer uma análise da eficiência de cada um deles, vai ficar bem difícil conhecer o perfil do seu cliente ideal – da persona – no qual você deve focar seus esforços e tempo. Além de não ter uma visão do que seu vendedor está fazendo no momento e ter que esperar até que ele retorne daquela viagem de uma semana para ver se os resultados foram satisfatórios e os custos são relevantes.

Já no momento que você automatiza esse processo, você passa a ter acesso a todas essas informações de forma centralizada e  de maneira muito mais ágil, a comunicação entre equipe de vendas e empresa é mais efetivo e o compartilhamento das informações também se torna mais dinâmico.

3 – Controle sobre informações de negócio

O pricipal objetivo da força de vendas trabalhar focada em resultados efetivos, certo? Mas se você não tem um controle sobre o que está sendo feito, fica bem difícil mensurar se os resultados são realmente positivos ou não. Nesse caso, um software de gestão empresarial possibilita o controle de leads gerados, clientes, vendas, custos, faturamento da empresa e uma série de outros indicadores que vão dar rumo as suas ações para melhorar ainda mais os resultados de vendas da sua empresa.

4 – Flexibilidade de atuação para a força de vendas

Se você tem negócios fora da sua cidade ou tem a necessidade estar sempre visitando seus clientes pode muito bem investir em uma ferramenta de ERP na nuvem, e assim ter a opção de contratação de vendedores independentes ou, ainda, representantes de vendas que vão possibilitar a expansão e elevar a rentabilidade do seu negócio sem que haja uma necessidade de investir em mais estrutura física e pessoal.

5 – Redução significativa de custos operacionais

Um dos itens que mais oneram as atividades empresariais são os custos operacionais, ou seja, tudo aquilo em que você investe para manter sua empresa funcionando. Com a automatização da força de vendas, esses custos são significativamente reduzidos, principalmente no que diz respeito a equipamentos e materiais separados, além de eliminar a necessidade de contratação de equipes enormes de vendas, que acabam trabalhando muito em tarefas supérfluas e trazendo resultados insatisfatórios.

6 – Aumento da segurança da informação

Informações relevantes são uma jóia para a empresa. Quanto mais informações sobre seu mercado você tiver, mais facilmente poderá superar a concorrência e se tornar referência para seu público-alvo. Mas informação desencontradas ou espalhadas pelas mesas da sua força de vendas não ajuda muito. Aí está outro motivo, ao automatizar sua força de vendas, você dá maior segurança às informações geradas a cada nova transação, garantindo um bom nível de inteligência de negócio que pode ser usada por um longo tempo para gerar cada vez mais oportunidades de vendas.
Como você viu são vários os motivos pelos quais você precisa automatizar sua força de vendas. E aí você ainda acha irrelevante automatizar sua força de vendas? Lamento, mas acredito que a sua concorrência não deve pensar assim.

Contamos com uma solução consolidada no mercado, com mais de 5.000 clientes satisfeitos.