Melhorar os resultados, aumentar suas vendas, conquistar clientes fiéis e assim se tornar referência em sua área são alguns dos principais objetivos de qualquer empresa atualmente. Mas esse caminho é longo e depende de muito trabalho e as estratégias corretas.
Um dos fatores mais importantes que contribuem para que as empresas cheguem a obter esse tão almejado sucesso é o atendimento oferecido aos seus clientes. A primeira impressão que você e sua empresa passam para o cliente é um fator essencial para que vocês voltem a fazer negócios futuramente.
Mas caso você seja micro ou pequeno empresário, sabe que esse simples detalhe é uma tarefa um pouco mais complicada, pois envolve vários fatores, o principal é investimento. Mas, mesmo com orçamento curto para investir sua empresa pode implantar um sistema de atendimento encantador e que dá resultados.
Ficou curioso? Imagino que sim, então confira os 6 passos que separamos e que vão ensinar você oferecer um atendimento memorável e encantador aos seus clientes.
1. Saiba as necessidades de seu negócio.
Como tratamos acima, às vezes é necessário algum investimento extra no seu processo de operação para que seja possível oferecer aos consumidores um atendimento memorável.
Esse investimento pode ser feito em colaboradores para melhorar o atendimento presencial, via telefone e online, para que isso não fique somente como sua obrigação.
Mas caso, você não tenha fundos para investir em novos profissionais, o ideal é você abrir várias formas de atendimento, contar com um bom serviço de internet e telefonia e disponibilizar as mais diversas formas de contato rápido com sua empresa, como uso de chat.
Tire um tempo para responder chamados e dar atenção total aos seus clientes, todos sabemos que é difícil arrumar tempo nessa correria toda. Mas acredite vale a pena você separar alguns minutinhos por dia para pedir com andam as coisas com seus principais clientes e se precisam de algo, mantenha sempre contato.
Uma boa opção é ter o controle de todas as informações da empresa em somente um lugar, isso vai facilitar a busca por dados e vai evitar que você se complique com perda de informações importantes. Então, adquirir um software para fazer sua gestão empresarial é um ótimo investimento para todos os tamanhos de empresa.
2. Valorize seu colaborador
Essa é uma tecla que batemos sempre aqui, a valorização dos profissionais da sua empresa. Você precisa contar com colaboradores bem treinados, felizes e motivados. Essa valorização vai ser refletida no atendimento que eles prestam ao seus clientes.
Então, capacite seus atendentes, afinal eles são os primeiros clientes de sua empresa. Assim você vai mantê-los motivados a prestar cada dia um atendimento de maior qualidade.
3. Mantenha-se próximo do seu cliente
Muitas vezes, temos um contato tão rápido com nosso cliente que acabamos por não conhecer um pouco mais sobre as necessidades e seu perfil de consumidor.
Por esse motivo, é importante que as pessoas responsáveis pelo atendimento, indiferente do meio – presencial, online ou via telefone – utilizem estratégias para conseguir retirar o máximo possível de informações qualitativas do seu consumidor em curtos espaços de tempo.
Buscar saber, por exemplo, o nome do cliente, o que ele espera com a compra do produto ou serviço e acompanhar qual é seu comportamento durante o atendimento são informações e percepções importantes para que seu atendimento seja cada mais vez mais personalizada e melhorem as expectativas do cliente.
4. Seja rápido e assertivo
A correria das nossas rotinas faz com que os consumidores deem preferência por empresas que priorizem pela agilidade no atendimento. Então, ser rápido é importante, mas você precisa ser assertivo e conseguir aliar qualidade com agilidade, sem pecar muito em algum desses itens.
O princípio da implantação do atendimento, conseguir essa agilidade pode ser mais difícil, mas, com o passar do tempo, com a prática e com o experiência que se adquire esse processo de atendimento rápido e eficiente aos seus clientes se torna algo mais natural.
5. Seja transparente no atendimento
Mostrar sinceridade no processo de atendimento é um fator primordial para selar uma relação de confiança com seu consumidor.
Na dúvida a melhor saída é sempre assumir o problema do que passar ao cliente a impressão de que alguma informação está sendo omitida.
6. Faça uma avaliação do atendimento prestado
Por último, quando seu sistema de atendimento estiver implantado, é muito importante buscar um feedback do cliente e avaliar possíveis falhas, assim você vai poder corrigi-las rapidamente e potencializar os fatores que estão dando resultados.
Essas foram nossas dicas para melhorar seus processos de atendimento. Acredite vale a pena investir em um atendimento memorável, certamente você colherá bons frutos.