Existem duas mãos para venda de um produto ou serviço, a primeira e mais fácil é quando o cliente vem atrás de seu produto, nessa opção você sabe como agir. Fazer um bom atendimento, ter um relacionamento amigável e posteriormente fechar a venda. Essa via é a mais fácil para o vendedor.

A segunda e mais tensa é quando você tem que levar o seu produto para o consumidor. É sobre isso que vamos tratar neste artigo, vamos ensinar 5 dicas que vão facilitar sua abordagem, negociação e finalização de vendas quando você precisa tomar iniciativa para levar seu produto ao consumidor.

Dica 1: Conheça seu cliente

Não adianta sair oferecendo tudo, é muito importante mapear o público que você quer atingir e conhecer suas preferências, descobrir o que ele quer é uma grande sacada. Pode apostar! Quanto mais personalizado e de alto padrão for o serviço ou o produto que você oferece, mais dados sobre seu potencial comprador você deve reunir.

Mas como levantar informações sobre meu potencial cliente? Simples, com o advento das redes sociais, essa tarefa está cada vez mais fácil. Analise perfis nas redes sociais, faça buscas sobre o cliente, seu nicho de mercado e faça um levantamento de como seu produto vai ajudá-lo a melhorar seus negócios. Para sua carteira de clientes já existente você ainda pode analisar os históricos de compras e de operações, caso tenha essas informações, para traçar uma linha de atuação para vender mais.

Dica 2 – Identifique-se e saiba das necessidades de seu cliente

Se iterar das necessidades do cliente é o ponto principal desta dica, faça perguntas ao seu cliente e não chegue empurrando seu produto de qualquer maneira, saiba o que ele quer e se quer falar contigo naquele momento. Conquiste sua confiança. Para que esse passo funcione é necessário ter feito o passo anterior de conhecer seu cliente. Assim você já tem noção do que ele precisa e quais de suas soluções se encaixam nas necessidades dele.

Seja cordial, apresente-se para seu cliente, inicie uma conversa amigável e não seja uma metralhadora de informações, ofertas e promoções. Saiba que a grande maioria das pessoas gostam de ser ouvida e colocar suas necessidades, então a dica é questione, saiba da real necessidade e depois ofereça seus produtos mostrando como isso vai ajudá-lo em seus negócios.

Dica 3 – Faça seu cliente se sentir especial

Ao invés de usar somente a tática do preço para conquistar seu cliente, não estou dizendo que essa é uma tática ruim, pois sabemos que no fim é isso que na maioria das vezes faz valer a negociação. Mas não fique preso somente nisso, busque oferecer mais que a concorrência. Agregue valor ao produto, ofereça serviços complementares, consultorias e manutenções gratuitas, degustação, demonstrações de softwares por um período de testes. Enfim, de acordo com sua área de atuação você tem inúmeras alternativas para agregar valor. Escolha uma que faça seu cliente se sentir especial.

Dica 4 – Transfira emoções

A palavra chave desta dica é sorriso, a simpatia e a confiança repassada por um sorriso sincero é uma arma fortíssima para conquistar seu cliente. Desde contatos pessoais, via telefone e até mesmo e-mail (é você pode mostrar simpatia via e-mail). Transmitir energia positiva, cativa as pessoas, as deixa mais felizes e se sentindo especial e não apenas mais um número na planilha de clientes. Mostre sempre prazer ao atender seu cliente. Essa dica é simples, mas vale ouro. Pode apostar!

Dica 5 – Tenha um canal de comunicação fácil

Em alguns casos o cliente não tem aquele tempinho para falar com você, não naquele momento, mas seu produto é interessante para ele. Então não force essa conversa naquele momento. Não seja um vendedor chato e insistente nesse caso. Você pode falar rapidamente com seu cliente, o liberando para suas atividades. Mas nesse período repasse seu contato, quanto mais fácil e direto melhor. Ou seja, telefone celular, Skype são boas dicas. Parece meio informal, mas é essa a ideia, evitar a burocracia de repassar para secretárias e outras pessoas que não conhecem seu cliente. Crie esse vínculo direto com seu cliente. Ele vai se sentir diferenciado e especial. E ainda vai economizar tempo e isso é muito bom, não é mesmo?

Outra dica é ter um catálogo online ou deixar algo para seu cliente, pois se ele tiver a necessidade de seus produtos vai facilitar a vida dele e a sua também.

Dica 6 – Saiba respeitar seu cliente

Tenha um pensamento sistêmico e saiba que o cliente tem outras inúmeras preocupações e uma rotina que toma conta de boa parte de seu tempo diariamente. Então, a dica é caso seu cliente não possa te dar a atenção devida naquele momento, não seja chato de ficar insistindo uns minutos, pois ele vai estar com a cabeça em outras tarefas e você vai perder seu tempo e gastar o dele. Marque outro dia, tenha paciência e fale com o cliente com calma, sem atropelar suas tarefas diárias. Saiba respeitar seu cliente e ganhe sua confiança.