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5 técnicas de persuasão que vão alavancar suas vendas

O termo persuadir significa convencer alguém ou trazer alguém para seu lado, através do uso dos seus argumentos e poder de convencimento. Dominar esta arte é algo muito importante e certamente trás inúmeros benefícios para quem a conheça e sabe como usá-la.

Técnicas de persuasão são constantemente usadas no ramo de vendas, usadas por muitos vendedores para alavancar o volume de compras feitas pelos seus clientes.

A persuasão é uma arte que usufrui de recursos lógico-racionais ou simbólicos para convencer uma pessoa de algo, de acordo com seus próprios objetivos pessoais, expondo seu ponto de vista como o certo ou a melhor opção dentre as demais. Isso requer muita habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com algumas técnicas. Essa é uma das ferramentas mais poderosas da psicologia e é bastante usada para cativar clientes em potencial.

Sendo assim, neste post vamos mostrar 5 formas eficientes para você começar a usar seu poder de persuasão para alavancar suas vendas e ter melhores resultados que a maioria dos vendedores por aí. Então, saia da zona de conforto e vem aprender, vamos lá?

 

Empátia

Primeiramente, não confunda ser empático com ser simpático, são coisas diferentes:

Simpátia: é comumente confundida com carisma. As pessoas dizem que alguém é simpático quando esta pessoa é agradável, admirável, sorridente.

Empátia: é uma capacidade de percepção “mais profunda” dos sentimentos das outras pessoas do que percebemos quando somos simpáticos. Nos traz a capacidade de “pensar como a outra pessoa pensaria”, de “sentir como o outro sentiria”, e, principalmente “enxergar as situações e sentimentos como exatamente a outra pessoas vivenciam”.

Ser empático é ter a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Essa é considerada a fonte das técnicas de persuasão; afinal, o cliente precisa sentir empatia com o vendedor para aceitar suas ideias. Se o vendedor procura sentir o que o cliente sente, terá melhor compreensão do que ele deseja e, dessa forma, acaba por criar um vínculo com ele.

Somente se colocando no lugar do cliente é possível entender qual a real necessidade dele no momento, assim fica muito mais claro ver o problema pelo ângulo que realmente importa. Essa posição do vendedor, vai criar uma maior confiança e sintonia entre os dois, facilitando assim a sua influência na decisão de compra do seu cliente.

 

Reciprocidade

A reciprocidade é uma das muitas técnicas de persuasão que você pode usar para influenciar os outros a fazerem aquilo que você quer que eles façam. É considerada por muitos como a mais poderosa da natureza humana. Basicamente, afirma que: “se você fizer algo de bom para mim eu vou fazer algo de bom para você”.

Um presente inesperado pode captar clientes. Além da sensação de s sentir importante, despertará neles a compulsão de retribuir o favor. Por isso, algo simples como oferecer uma amostra grátis pode ser uma estratégia muito efetiva.

 

Aprovação social

A estratégia de aprovação social é um gatilho eficiente, pois há uma premissa de que quando muitas pessoas fazem algo é porque esse algo é bom e trata-se de uma atitude certa.

“95% das pessoas são imitadoras e apenas 5% são iniciadoras, elas são mais persuadidas pelas ações dos outros do que por qualquer prova que possamos oferecer.” Cavett Robert

Supomos que, se várias pessoas estão agindo desta forma, é porque sabem de algo que estamos ignorando. Diante da insegurança de uma decisão costumamos seguir os demais.

Seguir as tendências que os outros nos mostram é uma situação comum em nossa sociedade. Em sites, blogs e redes sociais, a aprovação pode ser encontrada pelos clientes, por meio de mensagens de notas ou mensagens de recomendações, que podem ser deixadas e analisadas por interessados no seu negócio.

Use cases de sucesso para mostrar como tal empresa melhorou seus resultados com o uso de seus produtos ou serviços, é sempre útil e tem grande valia para o cliente, visualizar o sucesso de seus concorrentes e como eles chegaram até lá.

Esteja atento ao seu serviço e à qualidade dos produtos para se certificar de que receberá uma saudável exposição de qualificações.

 

Destaque dos benefícios

Seja enfático neste momento, destaque os benefícios dos seus produtos ou serviços, explore o atual momento do mercado, as necessidades atuais da empresa e leve o comprador a idealizar as melhorias futuras que essa aquisição vai trazer para seus processos.

Mas, não misture as coisas, destacar e mostrar os benefícios é diferente de “empurrar” o cliente a adquirir sua solução. Cuidado, essa é uma linha tênue, escolha bem as palavras e tenha certeza de ter compreendido a real necessidade do cliente, para evitar uma tentativa de vender algo pelo qual ele não está interessado. Assim você evita de afastar o seu cliente e fica rotulado pela imagem de vendedor desesperado.

 

O princípio da escassez

Com este princípio, as pessoas precisam saber o que se está perdendo se não atua rapidamente. Se baseia principalmente em que:

As coisas se tornam mais atrativas quando sua disponibilidade é limitada, ou quando nos arriscamos a perder a oportunidade de adquiri-las.

A lei da oferta e procura tem um papel muito importante neste princípio da escassez. Se o cliente percebe uma baixa oferta ou uma elevada procura de um bem, imediatamente se mostrará interessado e estará disposto a pagar um preço mais alto. As oportunidades parecem mais valiosas, quando são mais difíceis de conseguir.

Por exemplo, se a transação não for feita naquele instante, pode ser que não encontrem mais ou precisem esperar um bom tempo até poder adquirir o que estiver colocando no mercado. Normalmente, as pessoas se sentem mais envolvidas com o que é raro, difícil de conseguir.

Lendo esse post, você deve ter pensando e se identificado com a grande maioria dessas técnicas de persuasão. Estes 5 princípios da influência ou persuasão foram utilizados durante décadas por empresas, vendedores e inconscientemente por cada um de nós em nossas vidas.

Estas técnicas de persuasão ajudarão seus funcionários a serem mais efetivos em suas vendas, podendo alavancar as compras e captar mais clientes.

 

 

Autor

Gamatec

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