Vendas

5 pontos positivos da mobilidade na gestão de equipes externas

O uso de aplicativos móveis para ajudar a resolver problemas tem se tornado algo bem comum tanto nas pequenas, quanto nas grandes organizações, e isso vem se desenvolvendo a algum tempo já, não é algo que apareceu da noite para o dia, não é mais tendência, já é atualidade.

E o uso da tecnologia mobile também se disseminou fortemente quando falamos da área de gestão de vendas externas, e trouxe inúmeros benefícios, principalmente pela praticidade e troca rápida de informações.

Neste post levantamos as 5 principais vantagens que a mobilidade está trazendo para as empresas que atuam com equipe externas, em campo, na área de vendas. Vamos lá?

 

1. Aumento considerável da produtividade de equipes externas

Um bom aplicativo mobile da área de vendas, facilita o trabalho dos vendedores, pois conta com inúmeras funcionalidades que agregam valor ao seu trabalho e otimizam seu tempo.

O vendedor com o uso de um aplicativo voltado para a área de vendas, somente com o uso de seu tablet ou smartphone ele obtém informações sobre o processo de negociação, sobre seus clientes, pedidos catálogos. Tudo em um só lugar. Sendo assim, o vendedor se livra de ter que levar aquele monte de papéis e pastas para apresentar algo para o cliente e ainda ganha tempo no processo de finalização de pedidos.

Sem falar que mostra para o cliente que a empresa está buscando evoluir e está preocupada com a melhoria do seu processo de vendas, investindo em novas tecnologias em prol de um melhor atendimento.

 

2. Informações sempre atualizadas e flexibilidade

Enquanto sua equipe está trabalhando externamente, o processo interno da sua empresa continua. Entradas e saídas de mercadorias, vendas, pedidos e todos os trâmites estão ocorrendo ao mesmo tempo.

Sendo assim caso seus vendedores trabalhem com o uso de aplicativos integrados com seu sistema de vendas e gestão, certamente vão estar sempre contando com informações atualizadas sobre os pedidos dos clientes, sobre prazos de entrega, clientes inadimplentes. Tudo isso, sem precisar se deslocar até a empresa ou ter a todo o momento ligando para o responsável pelo compras da sua empresa para saber quando tal produto vai chegar, para depois conseguir prever um prazo concreto de entrega, por exemplo.

Esse tipo de vantagem certamente vai trazer um ganho surpreendente de tempo, menos retrabalho e mais agilidade para se fechar os negócios e dar uma resposta para seu cliente.

 

3. Pode ser usado no modo offline

Uma dúvida que acomete muitas empresas que pensam em investir em mobilidade de vendas é a atualização do software, será que sempre preciso estar conectado a internet para ter as ultimas informações? E quando meu cliente estiver em uma área mais remota, sem acesso a dados, como proceder?

Na verdade os aplicativos de vendas móveis, contam com um sistema de sincronização e pode ser acessado no modo offline sem maiores problemas, somente é necessário antes de ir para uma visita, fazer o processo de sincronização dos dados e todas as informações atualizadas podem ser usadas em qualquer lugar.

 

4. Diferencial que conquista seu cliente

Os clientes certamente estão de olho em quem realmente está preocupado em otimizar seus processos e assim oferecer uma atendimento diferenciado para ele, preocupação com a melhoria dos processos é sinal de respeito ao cliente. 

Os aplicativos mobile causam uma ótima impressão aos olhos de seu cliente, afinal é muito mais interessante você apresentar seu catálogo de forma digital e atualizada, por exemplo, do que ficar com aquele monte de catálogos dentro de uma pasta todo rabiscado de tantas atualizações que já tiveram.

Os pedidos também são feitos de maneira mais rápida e o cliente já tem em mãos valores, prazos de entrega entre outras informações sem precisar esperar um retorno do vendedor.

Isso é sinal de comprometimento com seu cliente, é um grande diferencial, mostra que sua empresa está interessada em oferecer o melhor e investir para que isso aconteça, não somente em apenas em somente vender.

 

5. Aumento da praticidade e precisão

Centralizar as informações em uma única plataforma tem o poder de garantir que sua empresa obtenha informações confiáveis, garante a integridade dos dados de todos os envolvidos no processo.

Com a automatização do seu processo de vendas, todos os dados enviados através dos aplicativos de vendas externas, são centralizados em um único sistema, que também é responsável por repassar esses dados em tempo real e de forma atualizada para seus vendedores. Criando assim uma confiabilidade e precisão dos dados.

Por exemplo, saber como está o estoque de um produto, antes de vender algo que não está pronto para entrega, faz com que o vendedor não tenha problemas com seu cliente, por conta de promessas de entrega que não são cumpridas e prazos estourados, assim fica muito mais fácil se firmar uma parceria de confiança e gerar novos negócios.

Essas são algumas da inúmeras vantagens que sua empresa vai ter ao adotar um sistema de força de vendas, otimizando com a mobilidade sua equipe de vendas externa. Existem outras tantas vantagens que certamente serão sentidas já no início do processo e tantas outras que vão aparecendo conforme o uso vai se padronizando e se otimizando.

Investir em mobilidade não é mais o futuro, investir em mobilidade é atualidade. Não fique para trás da sua concorrência, automatize seu processo de vendas e se surpreenda com os resultados.

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