A área de economia comportamental, psicologia e neuroeconomia está em alta, existem milhares de estudos e pesquisas sobre quais são os fatores que levam um indivíduo optar por um produto ou por outro. Já conversamos aqui no blog sobre como as cores influenciam nesta decisão, mas neste post falaremos sobre algumas palavras que podem lhe ajudar a engajar mais clientes e com isto aumentar suas vendas.
1- Você:
Seus clientes querem sentir que você está conversando com eles diretamente. A palavra você possui este poder, nenhuma outra palavra criará uma ligação tão próxima entre a sua empresa e o seu cliente do que esta.
O nosso subconsciente tende a criar uma conexão imediata quando lemos algo direcionado para nós, é um processo automático do nosso cérebro. Não há como negar – estudos mostram que se dirigir às pessoas diretamente faz com que o engajamento seja muito maior. Então da próxima vez que você estiver escrevendo um e-mail newsletter, ou criando uma nova postagem na rede social da empresa, tente escrevê-lo como se estivesse falando diretamente com o seu cliente. VOCÊ poderá se surpreender com resultado.
2- Exclusivo
Utilizar a palavra exclusivo traz consigo um tapete vermelho, tende a fazer as pessoas se sentirem como parte de um clube seleto e especial, ou que pelo menos, que estão recebendo o que você oferece (uma promoção, um tratamento especial, informações) antes dos outros. Incorporar esta palavra em seu conteúdo aumentará a conversão – apenas não use-a com muita frequência ou perderá o seu brilho exclusivo.
3- Novo
Quando você vê a palavra “novo” você subconscientemente pensa “melhor”, “empolgante” e “eu quero”. De acordo com diversos estudos de psicologia, novos produtos, novas soluções, e um senso de aventura direcionam compradores a produtos rotulados como “novos”.
Consumidores têm uma associação positiva com tudo que é novo – nós estamos constantemente querendo um carro mais novo, novas roupas e a tecnologia mais nova. Como um comerciante online você deve apostar nisso tanto quanto possível.
4 -Grátis
A palavra “grátis” não se refere somente a preço – é um gatilho mental poderoso e uma fonte de excitação irracional. Sabe aquele sentimento que você tem em um buffet, onde você está empanturrado mas continua comendo porque é de graça? Ou talvez todas aquelas canetas grátis que você pega em uma feira ou evento, que você não vai usar mas pega mesmo assim? Coisas poderosas que a palavra “grátis” faz.
Ninguém conhece o poder de usar a palavra “grátis” como a Amazon. Em 1999, a Amazon começou a oferecer frete grátis para pedidos acima de $99. Desde então eles têm experimentado, em conjunto com suas estratégias de marketing perfeitas a melhor forma de tirar vantagem do nosso desejo pelo “grátis”. Há clientes que levam um livro que acrescenta ao pedido mais $10 só para não pagar $3.95 no frete.
5- Garantido
A palavra garantido recorre à gatilhos mentais como segurança e confiança. É uma rede segura, uma promessa. Estudos em economia comportamental mostram que humanos são intrinsecamente medrosos em relação à perda.
Quando você compra alguma coisa, há a chance de não gostar do item comprado por uma razão ou outra. Garantir suas compras diminuem a possibilidade de perda. Se você não gostar do item, você pode devolvê-lo.
Agora que você conheceu um pouco mais dessas palavras chave, comece a utilizá-las em seus canais de comunicação com seus cliente. Em breve voltaremos com mais dicas para você e seu negócio.