A medida que mercado de vendas fica mais concorrido, os gerentes de vendas precisam cada vez mais se destacar diante da multidão. Os vendedores de campo devem estar cientes de que os mercados estão mais dinâmicos e as necessidades e solicitações dos clientes também seguem esse ritmo frenético.
Nesta metamorfose, que é nossa sociedade, exige que os profissionais estejam preparados para essas mudanças e que respondam adequadamente e de maneira flexível.
Para acompanhar esse ritmo e acelerar as vendas, os gerentes de vendas devem sempre considerar rever e otimizar suas estratégias de vendas, separamos 5 dessas estratégias que vão lhe ajudar a dar aquele upgrade nos seus resultados, vamos lá?
1) Conheça o seu cliente e seu produto bem
O primeiro passo par aumentar suas vendas exponencialmente é estudar seus clientes profundamente. Tente compreender suas necessidades e ter certeza do que realmente eles querem.
Certifique-se de conhecer suas experiências passadas e seus planos para o futuro. Depois de ter uma ideia clara sobre quem é seu cliente e o que ele realmente espera, você será capaz de abordá-lo da maneira certa.
Lembre-se que cada cliente é diferente e você precisa aprender a “personalizar” a sua abordagem. Esteja pronto para ouvir atentamente os clientes e para entender como você pode ajudá-lo a solucionar seus problemas.
Em segundo lugar, saber tudo sobre o seu produto. O seu futuro cliente espera que você seja especialista e passe segurança sobre o que está vendendo. Não deve haver ninguém que conheça o seu produto melhor do que você!
Se você tem total conhecimento sobre o que está vendendo, vai demonstrar mais autoconfiança na frente do seu cliente. E clientes procuram alguém que possa ajudá-los a se sentir mais seguros. Autoconfiança é a chave para fechar qualquer negócio!
2) Preparar, otimizar e personalizar sua estratégia de vendas
Depois de conhecer bem seu cliente, você será capaz de se concentrar na otimização da sua estratégia de vendas. Isso significa levar em conta todas as suas experiências de vendas, a fim de fornecer o melhor serviço e/ou produto para seu cliente. É exatamente isso que o cliente espera de você e é isso que você precisa fornecer.
Profissionais de sucesso buscam otimizam o seu impacto perante o cliente, concentrando-se em pistas que o cliente revelou através de menções, entrevistas ou conversas anteriores.
Esta abordagem garante duas coisas. Primeiro, ela ajuda o vendedor a decidir qual produto se encaixa melhor a este cliente em específico. Em segundo lugar, evita desperdiçar tempo em detalhes que o cliente realmente não precisa. A otimização fortalece todo o processo de vendas, permitindo um foco mais certeiro nos pontos certos, onde o resultados vão ser melhores.
Otimizar sua estratégia de vendas começa com otimizar suas ferramentas. Ferramentas são instrumentos reais que ajudam a construir uma estratégia de vendas perfeita, de forma eficaz e com menos esforço.
Investir e fornecer a sua equipe as ferramentas certas, certamente vai acelerar seu processo de vendas. Com o passar do tempo as ferramentas se tornam cada vez mais eficazes. Aprenda a confiar mais na tecnologia e buscar sempre estar a par das mais recentes inovações.
Finalmente, lembre-se sempre de personalizar sua estratégia baseado no perfil dos clientes que você está trabalhando. Não tenha medo de tentar abordagens diferentes para acelerar suas vendas, seja ousado! A estratégia perfeita simplesmente não existe. O que deu certo para um cliente pode não dar em nada para o próximo ou vice e versa.
3) Aprenda a vender remotamente
Aproveite as ferramentas digitais e interaja com clientes de todo o mundo. Isto é o que a maioria de seus clientes espera hoje em dia. Crie um perfil individualizado de seus clientes e antecipe suas necessidades e desejos.
4) Considere sempre o marketing como uma prioridade
Vendas e marketing já foram consideradas como duas coisas completamente distintas, mas que obviamente não é mais o caso hoje em dia. Vendedores devem estar prontos para sair de sua zona de conforto e abordar diferentes dimensões, a fim de ter sucesso no mercado tão concorrido. O limite entre vendas e marketing torna-se cada vez mais tênue e os vendedores mais bem sucedidos conseguem casar as duas funções e ter melhores resultados.
Mais uma vez batemos na tecla da Personalização. Anúncios genéricos e telefonemas não são tão impactantes, quanto conteúdo personalizados. Nunca subestime o impacto de enviar a mensagem certa, no momento certo, para o cliente certo.
5) Acompanhe os resultados e acompanhe os clientes
Mensurar os resultados é a única forma de ter certeza se sua estratégia de vendas está no caminho certo. Manter o controle de como você tem lidado com todo o processo de vendas é muito importante, somente assim você será capaz de melhorar e ajustar sua estratégia sem maiores desvios e problemas.
Mais do que isso, lembre-se de agendar chamadas de acompanhamento e contatos com seus clientes e usar seus comentários para manter seu cliente feliz e melhorar suas vendas futuras. Muitas vezes, os clientes só precisam de um pouco de incentivo e atenção e se você não pode fornecer pode acabar perdendo várias oportunidades.
Para concluir, siga estes passos e combine-os com sua experiência, capacite-se e mantenha sua mente aberta e você se tornará um guru das vendas.