Toda a empresa já passou por aquele momento em que o mercado está frio, as vendas caem e é nesse momento que é preciso colocar em prática sua criatividade e pensar em ações para retomar o crescimento.
Mas muitas vezes o pequeno ou médio empresário (que é o que mais sente esse baques nas vendas) tem tempo e experiência suficiente para uma análise do mercado e elaboração de novas ações de marketing mais consistentes.
Pensando nisso, baseado em um artigo escrito por Kim Gordon do portal Entrepreneur, um dos mais conceituados portais mundiais sobre empreendedorismo, levantamos 5 dicas que se colocadas em prática vão ajudar a dar um upgrade no seu processo de vendas, confira:
1. Escute seus clientes
Uma das principais estratégias para qualquer empresa que queira investir em marketing e otimizar suas vendas é entender a necessidade de seus clientes. Não é necessário só saber o que eles gostam e querem comprar, mas entender as motivações por trás dessa compra, porque eles compram de você e não do seu concorrente? Invista no diálogo, forneça canais de comunicação no seu site, mídias sociais e tenha contato direto com seu cliente por meio de seus vendedores.
2. Invista em promoções de curto prazo
Aproveite e crie incentivos especiais para atrair seus clientes, com promoções de curto prazo. Os clientes estão cada vez mais conscientes e ligados em economizar, por isso tendem a aproveitar promoções e benefícios econômicos de oportunidade para adquirir o que necessitam.
3. Melhore o gerenciamento e relacionamento
Tenha um controle efetivo e acompanhamento de seus prospects, certifique que eles não estão ficando muito tempo esperando por sua empresa. Faça ligações e responda suas demandas sempre dentro de 24 horas. Devemos lembrar que cada vez mais as vendas são construídas principalmente em relações de confiança e essa é adquirida de acordo com a excelência dos serviços que você presta ao seu cliente.
4. Mantenha o foco em novas ideias
Não se restrinja a centralizar a criação de ideias e inovações na sua empresa, ou deixe isso por conta de apenas uma pessoa ou setor, abra um canal de comunicação com toda sua equipe, indiferente da área de atuação. Promova brainstorming com seus vendedores e equipe de vendas e reconheça os colaboradores que tenham grandes sacadas. Isso além, de ajudar na melhora de seus resultados com ideias frescas, ajuda no engajamento de sua equipe como um todo.
5. Renove o conteúdo do seu site
O seu site é, em geral, o primeiro lugar em que potenciais clientes buscam saber mais sobre o seu negócio — por isso, é fundamental que a aparência do site e os temas sejam atuais. Imagine seu consumidor seguindo um caminho lógico em seu site, passo a passo para chegar a uma compra. Garanta que todos os materiais e mensagens estejam disponíveis facilmente. A cada dia há mais consumidores na web, esta é uma ótima maneira de alavancar as vendas.
Espero que tenham gostado deste post, a equipe Gamatec tem como objetivo ajudar sua empresa a potencializar seus resultados, seja através das nossas soluções, mas também através da disseminação de conteúdos informativos.