Gestão de Equipes Liderança Produtividade

5 dicas que vão transformar suas reuniões em resultados.

Quando você ouve a palavra reunião, já pensa em horas de conversa fiada, perda de tempo e nenhuma conclusão tomada. É isso mesmo que pode ocorrer e geralmente ocorre nas reuniões, tudo isso pela imensa falta de planejamento e condução adequada. Porém, se bem organizada, ela tem grande poder de união, resolução de problemas, alinhamento estratégico e troca de ideias.

Por conta disso, neste artigo reunimos cinco dicas para fazer de suas reuniões de vendas algo mais produtivo e que tragam os resultados esperados.

Então vamos as nossas dicas:

 

1. Assuntos diferentes em reuniões diferentes. Aprenda a separar.

Não se pode querer resolver todos os problemas da humanidade somente em uma reunião. Separe reuniões estratégicas de reuniões que tem um caráter mais operacional. Pois, os objetivos finais de ambas são distintos.

Reuniões operacionais tem um foco mais voltado para ações e atividades cotidianas de cada vendedor, enquanto as estratégicas tem uma relação mais voltada para objetivos a longo prazo e demandam uma reflexão mais apurada.

Certamente, em muitos casos os assuntos se complementam, já que ambas estão intimamente ligadas. Mas procure não fugir do foco imposto como tema principal, para não dispersar a atenção do assunto que é a pauta principal e objetivo daquela reunião.

2. Crie um cronograma de reuniões.

Uma coisa muito desagradável é ser avisado de uma reunião em cima da hora. Você está ali com suas tarefas planejadas e tem que abandonar tudo por conta disso.

Para que isso não ocorra, o ideal é criar um cronograma de reuniões periódico, assim todos os envolvidos podem se preparar adequadamente para o encontro. Foque na objetividade, por exemplo, faça reuniões rápidas com todos os seus vendedores diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana, afim de alinhar o andamento dos trabalhos e corrigir pequenas falhas no processo.

3. Crie uma pauta e determine um tempo para a reunião.

Todo mundo já participou daquelas reuniões onde se foge totalmente do assunto e se passa a discutir sobre futebol, política e sobre o que foi feito no final de semana. Isso é totalmente improdutivo. Para evitar esse tipo de problemas, determine pautas para serem tratadas e estabeleça um tempo máximo de discussão para cada item.

Desta maneira, você estabelece regras para que os vendedores não fujam dos assuntos que realmente precisem ser debatidos e a reunião se estenda por mais que o previsto.

4. Use dicas e ajude sua equipe.

Como um bom líder você deve conhecer as dificuldades e necessidades de sua equipe de vendas (se não conhece, melhor rever seus conceitos), tendo isso em vista, procure sempre levar as reuniões algum material com informações e dicas que os ajudem a resolver esses problemas.

Por exemplo, você notou que sua equipe está tendo dificuldades com clientes que pedem descontos, que eles não sabem como agir de maneira adequada a essa abordagem. Repasse para eles informações e benefícios sobre suas soluções/produtos ou serviços. Assim, você vai deixá-los mais seguros e preparados para agir nesses casos.

5. Trabalhe com objetivos a serem alcançados.

Um ponto importante em todas as reuniões e que ajuda a avaliar a eficiência da mesma é estabelecer objetivos a serem alcançados para a próxima reunião. Por exemplo, se na reunião atual você identificou a dificuldade dos vendedores no processo de fechamento de uma venda. Você como líder deve usar a dica anterior e repassar um caminho para melhorar isso.

Depois dessa orientação, estabeleça uma “tarefa” para sua equipe, os incentive a colocar em prática as dicas aprendidas e apresentar os resultados no próximo encontro. Desta maneira, você vai mantê-los motivados e evitar maiores distrações durante as reuniões.

E aí achou nossas dicas interessantes? Sinceramente, esperamos que através delas as suas reuniões sejam muito mais produtivas e tragam os resultados esperados.

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