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5 dicas que vão tornar você um profissional de vendas melhor

O dia a dia de um vendedor é sempre muito agitado e cheio de desafios: buscar novos leads, elaborar propostas comerciais, fechar mais vendas, atingir expectativas de metas, melhorar o faturamento da empresa. Com tantas responsabilidades, muitos perdem o foco ou deixam de lado uma parte muito importante na sua carreira, seu desenvolvimento profissional.

Neste artigo, vamos abordar e elencar algumas práticas que vão ensinar para você o que é necessário para ser um bom profissional de vendas. Ou seja, aproveite nossas dicas e no meio desta correria diária, repasse conosco os pontos mais importantes da sua carreira e aprenda a ser um profissional mais melhor e mais capacitado.

 

1. Aprenda a diferenciar:  o que cliente quer e o que ele realmente precisa.

Já comentamos sobre isso em outros artigos, mas sempre é bom bater nessa tecla. Identificar as reais necessidades de seu cliente é uma das bases de um bom vendedor. Por exemplo, se um cliente chega em uma loja e pede um tênis, existe uma gama de possibilidades, o que leva o vendedor a buscar mais informações sobre o que ele realmente precisa, que tipo de tênis ele quer, para que fim ele precisa e quais suas preferências.

E isso também deve ser aplicado em outros tipos de negociação. O que o vendedor deve fazer é se aprofundar sobre a real necessidade do cliente, para entender melhor o que ele precisa e assim identificar como sua empresa/produto ou serviço pode ajudá-lo.

 

2. Invista na geração de valor para seu cliente

O que geralmente se pensa em um venda é no preço, mas temos que mudar o foco e esquecer um pouco essa visão. O preço nem sempre é o fator de maior peso na decisão de compra. Se você já entendeu a necessidade do seu cliente, deve também descobrir outras formas de gerar valor para ele. Você pode trabalhar com assinaturas mensais no caso de serviços e softwares, ou módulos adicionais. Descubra qual é percepção de valor do cliente em relação a solução que ele busca e assim chegue a um acordo bom para os dois lados.

 

3. Conheça sua concorrência

Mais da metade do processo de compra acontece antes mesmo do cliente entrar em contato com o vendedor. Isso quer dizer que, ele já pesquisou vários fornecedores, fez comparação de preços, buscou recomendações e selecionou as opções que ele julga mais atraentes. Sendo assim, é muito importante que você tenha um conhecimento das soluções que estão no mercado e são suas concorrentes, assim você poderá elencar seus pontos positivos e quais as vantagens de sua solução perante as demais. Facilitando assim o fechamento da venda e minimizando o risco de seu cliente adiar a compra, para poder pesquisar mais sobre outras soluções.

 

4. Seja um vendedor-consultor.

Um bom profissional de vendas atua como um meio-campo no atua no futebol (ou pelo menos deveria atuar), deve fazer o processo de ligação entre os setores, direcionar o jogo para a melhor alternativa, para que seja possível chegar mais rapidamente ao seu objetivo.

O vendedor deve fazer esse processo entre o mercado e o comprador, deve atuar na orientação e direcionamento do seu cliente, fornecendo as informações corretas e relevantes para que ele possa tomar a decisão sozinho. De nada adianta, ficar empurrando seu produto para o cliente a qualquer custo, você deve deixar ele a vontade para decidir. Mas trabalhe o direcionamento dele, mostre os benefícios que seu produto oferece, destaque vantagens e desvantagens, compare produtos semelhantes. Forneça o máximo possível de informações para que seu cliente se sinta à vontade para tomar uma decisão sem medo de errar.

 

5. Crie um relacionamento saudável.

Mais do que propriamente vender, um vendedor de sucesso constrói relacionamentos saudáveis e duradouros, esse tipo de atitude tem o poder de gerar um grande valor para a empresa por um longo prazo. De nada vai adiantar fazer um ótima venda, se seu cliente nunca mais vai voltar, e isso pode ter certeza é péssimo para a visibilidade de sua empresa, se o cliente não voltar mais tem grandes chances dele não ter gostado de seu produto/serviço ou do seu atendimento e atenção. Com isso, certamente ele não recomendar sua empresa e pior ainda pode estragar alguns negócios. O processo de recomendação gera muitos novos negócios e acaba com outros.

Sendo assim, foque no atendimento de qualidade, deixe seus clientes a vontade e sempre, eu disse sempre mantenha contato. Mostre que você se importa verdadeiramente com seus clientes. E se você não conseguiu efetuar uma venda, não desista, o mesmo se aplica neste caso. Construa um relacionamento mesmo assim, não feche a porta para esse cliente. Pois, posteriormente ele pode estar mais aberto a compra.

Nunca esqueça, um bom profissional está sempre ligado com o mercado, por dentro das tendências e busca estar em constante qualificação profissional, desenvolvendo suas competências técnicas e pessoais, para que possa melhorar seus resultados gradativamente.

E aí, como é o seu relacionamento com seus clientes e qual o retorno que você tem tido? Repense suas atitudes e veja o que está fazendo certo e o que está errado neste processo.

Pequenas mudanças de atitudes, podem trazer grandes resultados.

Vamos à luta e boas vendas.