Saber como vender é muito importante, para não dizer essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Sua área comercial é o coração de toda sua empresa. É o setor comercial que vai impulsionar ou não a sua empresa, dependendo das estratégias que você e sua equipe executarem.
Um dos maiores erros deste setor e colocar todo sua força no processo de aumento na saída de produtos e serviços e esquecer que essa área abrange muito mais do que isso. Como o bom gerenciamento de sua equipe e a fidelização dos atuais clientes.
Por esse motivo, estamos escrevendo esse post. Nele vamos levantar 5 ideias que vão te ajudar a potencializar seus lucros, melhorando simplesmente alguns pontos de sua Gestão de Vendas.
Vamos lá?
Vendas e marketing devem ser aliados
Certamente isso não é nenhuma novidade para você, todos sabemos que de nada adianta minha empresa ter o melhor produto ou serviço do mercado se ninguém sabe que ele existe ou poucas pessoas o conhecem. Muitos empresários pecam ao se esquecer que para otimizar suas vendas, é necessário que o setor de vendas caminhe junto com o marketing da empresa. Afinal, o marketing é necessário por criar as demandas que o setor de vendas vai suprir e assim tornar seu negócio viável e lucrativo.
O marketing é responsável por levantar os dados do mercado, como por exemplo, definir seu público-alvo e quais são suas necessidades, entre outras coisas voltadas a aumentar o interesse dos consumidores em adquirir o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
A gestão de marketing deve colaborar com o departamento de vendas, levando até eles os melhores contatos para que sejam transformados em clientes e assim seja possível atingir suas metas com o menor custo.
Então, a dica principal é manter uma relação estreita entre os dois setores, quando mais próximos as duas equipes trabalharem, melhores vão ser seus resultados.
Segmente e capacite sua equipe
Um bom gerente de vendas tem total consciência que é necessário segmentar seus clientes de acordo com suas necessidades. Mas, muitos esquecem de fazer o mesmo com sua equipe de vendas. Isso mesmo, prepare sua equipe para lidar com os mais diversos tipos de negociação e processos comerciais. Você deve ter uma equipe preparada para atender todas as demandas, tipos de clientes e também saber como agir em cada fase do processo de venda.
Priorize a fidelização de seus clientes
Ter um bom relacionamento com os clientes já existentes deve ser encarada com prioridade por qualquer gestor. Você pode estar pensando, mas preciso conquistar novos clientes para que minha empresa continue a crescer, é isso mesmo. Mas não abandone os atuais, afinal manter os que já acreditam em você vai trazer inúmeros resultados para sua empresa. Clientes satisfeitos geram resultados ainda mais relevantes e ainda vão te ajudar a gerar novas vendas.
Mapeie os seus clientes mais assíduos e que trazem maior retorno e trace uma meta de fidelização. Invista em um diferencial, como por exemplo, um atendimento diferenciado, uma visita periódica para ver como andam as coisas por lá e se ele precisa de algo mais.
Oferecer algumas vantagens e promoções especiais para este tipo de cliente, também é uma atitude que vai fortalecer as relações. Utilize as redes sociais ou o e-mail para lembrar de datas comemorativas de seu cliente. O importante é valorizar e mostrar que você e sua empresa estão felizes em manterem uma parceria saudável e lucrativa pra ambos os lados.
Não pare no tempo: Tecnologia é aliada do sucesso
Uma boa gestão dificilmente é feita sem o mínimo de organização – relatórios, pedidos, cadastros, orçamentos e controle de comissões são algumas das papeladas que você vai ter que lidar. Então, para não se perder no meio de tantos números, ter um controle mais efetivo e agilizar seu processo a tecnologia é uma grande aliada nestes momentos.
Se sua empresa ainda não conta com esse apoio, considere investir em um sistema de gestão para sua empresa e se possível também algum software para controlar sua força de vendas. Assim seu negócio vai ter um grande acréscimo de produtividade, vai minimizar os erros praticamente a zero. Além de melhorar muito sua gestão de tempo, afinal você não vai ter que se preocupar com planilhas e anotações imprecisas e chatas.
Seja certeiro na previsão de vendas
Não tem segredo, a dica é planeje, planeje e quando achar que está bom, dê uma boa revisada em seu planejamento. Ter consciência e saber entender o que está acontecendo no mercado e na sua empresa é fundamental para uma boa gestão em qualquer setor.
Fazendo a previsão de vendas de forma correta e dentro da realidade é extremamente necessário para que você possa programar investimentos, antecipar tendências de mercados e planejar estratégias lucrativas e eficientes de acordo com a realidade de sua empresa.
É isso aí pessoal, gostou das nossas dicas. Acho que você deveria tentar pelo menos incrementar algumas dessas ideias e ver como vão ser úteis para seu negócio.
Bom planejamento, fidelização e principalmente ótimos resultados.