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5 dicas para o aumentar a produtividade de seus vendedores.

Indiferente do cargo ou nível que o profissional ocupe em uma organização, ele precisa e busca trabalhar de forma produtiva. Aquela pessoa que não se preocupa em organizar suas demandas e processos acaba por causar perdas tanto para a empresa que trabalha, quanto pessoais, por conta da falta de metas e organização e consequentemente mal uso do tempo.

Na área de vendas isso não é diferente, um profissional desorganizado acaba por perder inúmeras chances de fechar novos negócios e se complica no processo de relação com os atuais clientes. Por esse motivo, é de extrema importância encontrar a melhor maneira de organizar os processos do dia a dia, para que essa organização reflita no aumento da produtividade.

Quando se tem um caminho para seguir de maneira coerente e organizada, a rotina de um vendedor se torna muito mais eficiente e, como consequência, ele ganha mais tempo para se dedicar a cada tarefa.

Por essa razão separamos 5 super dicas para que os seus vendedores tenham um aumento de produtividade:

 

Dica 1. Organize a sua agenda

Controlar suas demandas é um dos pontos mais importantes para a organização do cotidiano de um profissional de vendas. Então, é necessário saber lidar com sua agenda e seus compromissos.

Use o calendário a favor da sua produtividade, mantenha sempre seus compromissos atualizados. Mas não perca tempo excessivo, reordenando e reorganizando suas tarefas. Seja simples e objetivo.

Para isso, elabore um sistema simples de lembrete de prioridades, use categorias e use a tecnologia a seu favor, utilizando lembretes em seu smartphone, por exemplo. E quando for adicionar uma nova tarefa a sua agenda, já o faça tendo como base o que você já tem agendado, sem sobrecarregar seu dia ou ficar reorganizando toda sua agenda.

Lembre-se, que um bom profissional não é aquele que parece estar sempre ocupado, mas sim aquele que é organizado o suficiente para lidar com suas tarefas cotidianas e com imprevistos.

 

Dica 2. Controle dos seus e-mails

Ninguém gosta de ver a sua caixa de e-mails lotada de demandas para serem atendidas, esse descuido com seu e-mail pode trazer graves consequências, desde a diminuição da credibilidade perante seus clientes, até mesmo a perda de clientes e contratos. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando semanas para receber um simples retorno de e-mail.

Separamos alguns métodos relacionados a e-mails que vão te ajudar a organizar sua caixa de entrada:

  • Ordenar sua caixa de entrada por data e separar mensagens lidas (e respondidas) das não lidas.
  • Filtrar mensagens que não precisam de resolução imediata para que caiam em uma pasta diferente da caixa de entrada, evitando, assim, que o vendedor perca tempo desnecessário verificando-as.
  • Fazer uso de respostas predeterminadas para demandas semelhantes, lembrando-se, obviamente, de fazer as devidas adaptações para cada caso.

 

Dica 3. Use um bom CRM

Um CRM é um software que tem por objetivo otimizar e facilitar muitos processos de trabalho de um vendedor. Através das funcionalidades de um bom CRM é possível, por exemplo, organizar as informações de determinados clientes, levantar informações históricas sobre vendas e carteira de clientes para buscar padrões de comportamento e definir ações futuras.

O vendedor que trabalha com uma boa ferramenta de CRM, tem uma enorme vantagem diante dos seus concorrentes. Por conseguir manter sempre relatórios atualizados dos seus clientes, vendas e resultados. Conseguindo assim traçar melhores metas para otimizar suas vendas.

 

Dica 4. Planejar seu dia e semana

Mantendo sua agenda sempre atualizada você já vai ter um grande ganho de produtividade.
Mas você precisa definir o seu tempo de trabalho diário e semanal e de acordo com sua agenda, alocar as tarefas para que caibam dentro deste período.

Uma dica muito usada é na noite anterior, revisar sua agenda e definir as 3 principais tarefas que você precisa executar no dia posterior. Essa simples atividade trás inúmeros resultados.

O que acha de você tentar isso por uma semana, tenho certeza que no final do dia, você vai estar extremamente satisfeito com os resultados e vai ficar sem aquele sentimento de culpa de não ter feito o que era realmente importante.

 

Dica 5. Busque mentores e cases de sucesso

Tentar encontrar o caminho sozinho é uma boa aventura, mas não é o mais recomendado. Afinal, porque não buscar experiências que já deram certo?

Buscar por profissionais que já passaram pelo que você pretende investir ou se especializar é uma boa dica, pois esses profissionais vão te mostrar os caminhos que seguiram, os problemas que enfrentaram e os resultados que obtiveram.
Tendo esse conhecimento, você pode se adiantar no seu processo. Essas experiências vão te nortear a seguir o caminho menos tortuoso possível.

É interessante aprender com os próprios erros, mas saber com antecedência o que já deu errado e o que funcionou para os outros, certamente vai te ajudar a não iniciar da estaca zero e dar um norte para você seguir.

Então, troque conhecimento. Se aproxime de profissionais capacitados e com nourau na área e tenta absorver o máximo de seu conhecimento. Pois, isso vai melhorar e muito seus resultados.

Mantenha-se produtivo e boas vendas.

 

 

Autor

Gamatec

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