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5 dicas para construir a uma equipe de vendas dos seus sonhos

No princípio da grande maioria dos negócios, o empreendedor acumula todas as funções da sua empresa, entre elas a parte de vendas. Para ele se torna fácil vender seu produto ou serviço, afinal é seu sonho que está ali e só depende dele, tem um conhecimento amplo e apurado do que está vendendo e assim consegue encantar seus clientes e finalizar suas vendas.

Com o passar do tempo a empresa cresce, e neste momento surge um grande desafio: como manter o nível de eficiência e crescimento em vendas? Pensamentos como “Não consigo fazer minha equipe vender tão bem quanto eu!” ou “Agora não consigo acompanhar o andamento das vendas da maneira que acompanhava antes.” são muito comuns.

Por esse motivo, separamos algumas dicas publicadas pela revista Exame para ensinar você a manter seu processo de vendas sob controle e ainda alcançar os resultados desejados.

 

Dica 1. Conheça seu cliente

Entender o valor que seus clientes veem no seu produto/serviço te ajuda a definir melhor seu mercado alvo, qualificar boas oportunidades, além de fazer com que você aprenda sobre os diferenciais necessários para ter sucesso nas vendas.

 

Dica 2. Reflita sobre o que sua equipe de vendas não pode deixar de ter.

Uma vez que você sabe quem é seu cliente e o valor que ele enxerga na sua solução, é possível entender o que sua equipe de vendas precisa ter para encantar e conquistar novos compradores. Um exemplo: se os seus clientes valorizam o atendimento personalizado, é um sinal de que seus vendedores devem ter o perfil mais consultivo.

 

Dica 3. Faça com que seus vendedores sejam tão bons quanto você

A melhor forma de capacitar uma equipe de vendas é a prática. Se você é um bom vendedor, leve seu time para participar de uma venda com você. Uma outra prática interessante é juntar sua equipe de vendas periodicamente, para trocar experiências e aprendizados.

 

Dica 4. Acompanhe, acompanhe, acompanhe

Indicadores são essenciais para um negócio de alto crescimento, pois te ajudam a acompanhar a estratégia de vendas a partir do momento em que você não pode mais estar presente em todas as vendas. Eles te ajudam a entender os pontos críticos do processo. Uma ferramenta simples e eficaz para muitos empreendedores é o funil de vendas, uma forma de acompanhar cada fase das vendas e otimizar seu desempenho.

 

Dica 5. Crie incentivos para sua equipe de vendas

É preciso criar mecanismos para que seus vendedores ganhem quando a empresa ganha. E não estou falando apenas de incentivos financeiros, é preciso munir seus vendedores de tudo que precisam para performar – suporte técnico, ajuda em negociações difíceis, material de apoio, etc. Busque fazer os processos comerciais o menos burocráticos possíveis, para que o seu vendedor gaste tempo com clientes, e não com planilhas!

Seguindo essas dicas certamente você conseguirá melhorar o processo de vendas de sua empresa, fará de sua equipe uma parte primordial do processo e deixará seus clientes muito mais satisfeitos. Somando tudo isso o resultado é: Mais vendas, mais retorno. No princípio da grande maioria dos negócios, o empreendedor acumula todas as funções da sua empresa, entre elas a parte de vendas. Para ele se torna fácil vender seu produto ou serviço, afinal é seu sonho que está ali e só depende dele, tem um conhecimento amplo e apurado do que está vendendo e assim consegue encantar seus clientes e finalizar suas vendas.

Com o passar do tempo a empresa cresce, e neste momento surge um grande desafio: como manter o nível de eficiência e crescimento em vendas? Pensamentos como “Não consigo fazer minha equipe vender tão bem quanto eu!” ou “Agora não consigo acompanhar o andamento das vendas da maneira que acompanhava antes.” são muito comuns.

Por esse motivo, separamos algumas dicas publicadas pela revista Exame para ensinar você a manter seu processo de vendas sob controle e ainda alcançar os resultados desejados.