Ter metas bem claras e estipuladas é o início de qualquer time de vendas, afinal se você não sabe onde quer chegar, não vai chegar a lugar nenhum. As metas são extremamente essenciais para que você e sua equipe possam alcançar resultados significantes e de sucesso.

O ato de estabelecer metas para equipes de vendas é um estratégia muito no direcionamento de suas ações e também interfere diretamente no foco da sua equipe e na sua motivação. Sabendo disso, é necessário adotar alguns critérios para definir as metas do seu time e potencializar e performance de sua equipe. Neste artigo, vamos elencar 4 critérios que vão lhe ajudar nessa caminhada:

 

1. Conheça seu mercado de atuação

O passo inicial e vital para o processo de estabelecimento de metas é ter um conhecimento do mercado de atuação da empresa. Busque informações sobre o crescimento do segmento, avalie as atuais condições de oferta e demanda, conheça seus concorrentes e também o comportamento do seu público-alvo.

 

2. Faça uma análise dos indicadores da sua empresa

Metas de vendas devem ter como base as análises e projeções financeiras. Por exemplo, se a empresa estiver passando por uma situação difícil e pouco confortável financeiramente, as metas devem ser voltadas para reverter esse quadro difícil. Mas, caso, a empresa está em um processo de ascensão e bons resultados, as metas devem ser voltadas para melhorar o faturamento e aproveitar o mercado em alta.

Não esqueça, que ao estipular metas com grandes aspirações financeiras, é indicado que você considere também os investimentos que sua empresa está disposta a fazer, para daí sim tomar decisões factíveis e realistas. Pois, geralmente a busca por um resultado maior, resulta em maior investimento.

3. Mensure a capacidade da sua empresa

De nada vai adiantar você investir em promoções, treinamento de sua equipe e projetar metas assombrosas, se a empresa não estiver preparada para entregar seus produtos ou serviços de maneira eficaz.

Pense no processo como um todo, é necessário organizar seu sistema de logística, ou seja, as metas devem sempre considerar a capacidade a sua capacidade de produção e entrega.

Além disso, é necessário conhecer a capacidade dos membros da sua equipe, analisar se com esse número de colaboradores é possível atingir metas tão grandes. Se sua equipe estiver sobrecarregada, certamente não trará grandes resultados. Tenha sempre em mente que para um crescimento potencial de uma hora para outra, geralmente será necessário mais mão-de-obra qualificada.

 

4. Humanize as metas

Não foque apenas o lucro. Ao estabelecer metas, pense também nas pessoas que compõem o processo de vendas, no bem-estar da sua equipe. Metas desumanas e sobrecarga funcional vai prejudicar tanto seus vendedores e consequentemente seus resultados.

É necessário ouvir sua equipe antes de estipular suas vendas, oferecer premiações por desempenho é uma ótima maneira de incentivar a alta performance de seus vendedores. Metas acompanhadas de recompensas criam um clima de sadio de competição e empenho extra na sua equipe e isso pode trazer inúmeros resultados nas vendas.

Esperamos que você consiga absorver alguns pontos desses critérios e consiga implementar na sua equipe com sucesso, afinal a Gamatec está aqui sempre pensando e buscando ajudar você e sua empresa a ter melhores resultados e movimentar sua área de vendas.

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