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Carreira Liderança Vendas

4 Dicas para dar um Upgrade na sua Carteira de Clientes

A busca por novos clientes deve ser uma constante em qualquer empresa que queira se manter forte e competitiva no mercado, quanto maior sua carteira de clientes maior a visibilidade do seu negócio no mercado e consequentemente melhores serão seus resultados.

Ok, isso não é novidade para ninguém. Mas a grande dúvida é como fazer isso de maneira eficiente? Então vamos lá, neste post vamos repassar algumas dicas sobre ações que podem ser tomadas para aumentar a satisfação de seus consumidores, como levar sua mensagem para o maior número de pessoas e turbinar sua carteira de clientes.

Já sabemos que não é uma tarefa das mais simples dar um passo relevante na sua carteira de clientes de uma hora pra outra, principalmente se sua empresa possui um produto que ainda não está consolidado no mercado e é um tanto quanto desconhecido. Mas, fique tranquilo que com essas dicas certamente vamos facilitar essa tarefa para você.

 

Foque nos diferenciais do seu produto

Ter um diferencial único, ou seja, ter uma vantagem que somente sua empresa pode oferecer para o cliente, algo que seus concorrentes não tem e dificilmente podem conseguir. Esse detalhe que vai diferenciar você dos demais concorrentes do mercado e gerar valor para que seu cliente opte e veja que vale a pena fechar negócio com você.

Não se preocupe em pensar em algo gigantesco como diferencial, os pequenos detalhes podem fazer a diferença na atual concorrência do mercado, liste os aspectos que seu produto ou empresa tem atualmente que podem fazer a diferença para seus consumidores. Como por exemplo, sua empresa tem um processo de entrega até 2 vezes mais rápida do que os concorrentes, somente isso já pode ser um grande diferencial perante as demais empresas e vai fazer uma grande diferença no momento da escolha do cliente.

Uma grande dica para se descobrir esse diferencial é você se fazer a seguinte pergunta: Por que as pessoas comprariam meu produto? Caso, você não saiba responder a esse questionamento ou não encontre algo realmente relevante, é hora de parar para pensar sobre isso, e se você tiver um diferencial invista e o promova.

 

Desenvolva um sistema de vendas

Você já parou para pensar em qual seu cliente perfeito, qual o perfil de consumidores que sua empresa vai focar, qual a melhor forma de fazer a abordagem a esse tipo de cliente. Não? Então é hora de começar a pensar.

Um bom vendedor, segue geralmente um padrão para fazer suas atividades, como por exemplo: como ele aborda o prospect interessado, como encara as objeções e como mantém o interesse do possível durante uma reunião. Esses detalhes ajudam a conquistar o cliente e construir uma confiança mutua durante o processo de venda.

Os vendedores que apresentam melhores resultados contam com um excelente sistema de vendas. Está na hora de você criar o seu próprio sistema. Pense em todo o processo desde a abordagem inicial até o processo de fechamento e pós-venda, compartilhe esse sistema com toda sua equipe e adote um padrão de trabalho, certamente um sistema bem pensado e implementado vai ajudar e muito no aumento da sua carteira de clientes.

 

Não subestime o poder do telefone

Com o advento de soluções mais tecnológicas de comunicação, muitas pessoas acreditam que falar com seu cliente pelo telefone é algo ultrapassado. Porém, essa é uma técnica que ainda continua muito eficaz para manter um contato mais direto e pessoal de potenciais clientes.

Então, capacite seu time para falar no telefone, aproveite o padrão de abordagem que você criou e o estenda para contatos telefônicos também. Faça com que sua equipe use o poder de uma boa ligação telefônica para prospectar corretamente e com resultados. Essa ainda é uma boa forma de captar leads.

Um atendimento telefônico mal feito é um tiro no pé, pois se torna frustrante tanto para sua equipe, quanto para sua reputação perante o cliente e com certeza você não quer perder nenhuma oportunidade, não é mesmo? Então, capacite seus colaboradores a estarem preparados para os mais diversos tipos de prospecção e abordagem.

 

Pesquise e identifique padrões do mercado

É extremamente importante entender seus clientes, por que eles compram de você e não do seu concorrente. Tendo esse conhecimento fica muito mais fácil aprender a se comunicar com os mais diferentes perfis de prospects. Então busque identificar os padrões dos mais diversos segmentos do mercado da sua área de atuação.

Crie um perfil dos diferentes tipos de clientes que sua empresa pretende atender, de acordo com seus reais interesses, assim sua equipe vai poder fazer uma abordagem mais assertiva e direta ao ponto, aumentando as chances de fechar novos negócios.

 

 

 

 

Autor

Gamatec

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