Certamente, você já ouviu a frase: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
E isso tem seu fundo de verdade e um grande agravante hoje em dia.
Se você parar para pensar, com a quantidade de mudanças e a velocidade que vivemos nos últimos tempos, as consequências de continuar fazendo hoje que você já fazia antigamente podem ser ainda piores.
Se você continuar fazendo hoje as mesmas coisas de sempre, vai acabar tendo nenhum resultado expressivo.
Pensando nisso, neste artigo vamos te ajudar e te mostrar como acompanhar o mercado e manter sua empresa alinhada as necessidades atuais dos compradores.
Vamos lá?
1) Procure conhecer bem seus clientes
Ter o conhecimento de seus clientes sempre foi fator importante para as vendas. Mas, atualmente, os consumidores estão muito mais exigentes, por eles terem mais conhecimento e acesso à informação. Por esse motivo, os vendedores precisam se dedicar ainda mais para conhecer seus prospects e clientes se quiserem oferecer exatamente aquilo que eles buscam.
Colete dados e faça estudos para detectar o perfil do seu cliente, do que ele gosta e do que ele não gosta, compreender a sua necessidade é essencial para conseguir bons resultados no mercado atual. E como os clientes também tem acesso fácil e rápido as informações, isso se aplica a você em relação a ele.
2) Faça a criação de conteúdo qualificado
Agora que você conhece o perfil de seu cliente e tem as informações necessárias sobre suas preferências, é preciso entrar no processo de “encantamento” e conquista. É neste momento que entra o Marketing de Conteúdo.
Ofereça informações de interesse do seu público, ajude ele a solucionar os problemas do seu dia a dia.
A geração de conteúdo relevante ao seu cliente se tornou uma questão essencial para as empresas que desejam crescer atualmente e aumentar sua gama de clientes qualificados. Já faz parte de todo o processo de venda. Os consumidores sempre buscam na web por informações sobre seus produtos e sobre empresas antes de tomar qualquer decisão de compra. Se sua empresa fornecer esse tipo de conteúdo, as chances dele escolher sua marca serão certamente potencializadas.
3) Opere em múltiplos canais
Antigamente, um vendedor sabia que para entrar em contato com seu consumidor era só fazer anúncios no rádio, na tv ou ligar diretamente para ele. Hoje, além dessas plataformas tradicionais, o cliente também está no seu smartphone, no tablet ou no seu computador – e nesses equipamentos certamente está navegando em algum novo canal de comunicação (redes sociais, fóruns, sites etc.).
Esse é o principal motivo pelo qual sua empresa precisa atuar em multicanais: porque seus clientes também se comunicam e compram em multicanais!
Estar presente em diferentes plataformas aumenta significativamente a chance de sua loja ser encontrada pelos consumidores e, consequentemente, as chances de venda.
4) Mantenha seus vendedores sempre atualizados.
Essa não é nenhuma novidade também, afinal não é de hoje que a capacitação profissional faz a diferença no desempenho das suas vendas. Mas, como todos sabemos e já falamos aqui, atualmente as mudanças estão cada vez mais rápidas. Sendo assim, a atualização e reciclagem de nossa equipe se torna cada vez mais habitual e frequente.
No que diz respeito ao que treinar, é importante ter em mente que além de estudar os produtos que vendem, os vendedores precisam entender melhor o mercado atual, as tendências e o comportamento dos clientes. É a combinação de todos esses conhecimentos que fará a diferença.
Esperamos que nossas dicas possam ajudar você e sua equipe a melhorar suas ações e turbinar suas vendas.