fbpx

Atualmente sua empresa não sofre somente com a concorrência local, mas também sobre a influência do crescimento das vendas on-line, ou seja, sua concorrência pode estar no mundo inteiro. Por esse motivo é necessário melhorar seus diferenciais perante os seus clientes, essa vai ser sua principal diferença: a experiência que ele tem ao se relacionar com a sua empresa.

Essa experiência tem início na pesquisa que ele faz antes de decidir por onde começar a busca e se estende até depois do fechamento da compra.

Sendo assim, é necessário garantir que seu cliente tenha uma boa experiência ao se relacionar com sua empresa, você precisa tomar alguns cuidados e não cometer alguns tipos de erros, para ajudá-lo neste post, vamos listar alguns desses erros para que você possa analisar se sua equipe está cometendo alguma dessas falhas e também vamos te ajudar a entender o que sua empresa perde com essas falhas e como reverter essa situação.

 

1) Oferecer privilégios para determinados clientes.

Não estamos dizendo para você não valorizar a fidelidade de seus clientes, afinal você deve dar atenção e atendê-los da melhor maneira possível para que eles continuem comprando da sua empresa O que estamos nos referindo é sobre tratar de maneira mais atenciosa os clientes mais regulares e não ter esse mesmo cuidado aos clientes novos ou vice-versa.

Qual o risco? Quando isso acontece, os clientes que recebem esse tratamento diferenciado, vão querer manter esse nível de atenção e privilégios perante os demais. Em um exemplo bem prático, no caso de descontos, ele ganhou um desconto diferenciado, na próxima compra provavelmente ele vai solicitar essa condição novamente. Sua empresa está preparada para tal atitude?

E além disso, aqueles demais clientes que não tem tal privilégios vão se sentir lesados pela sua atitude e tem grandes chances de você perder esses clientes e ainda manchar sua marca no mercado.

2) Forçar a compra antes de entregar valor

Na área de vendas, é necessário primeiro oferecer algo antes de receber. Não é muito bem visto aquele vendedor ou empresa que sai pedindo para o cliente comprar, é necessário oferecer algo de valor para ele. Quem só se preocupa em fechar a compra, sem antes mostrar o que o cliente tem a ganhar com seu produto ou serviço, somente vai mandar seus consumidores para bem longe e ainda vai prejudicar a imagem da sua empresa.

Qual o risco? Se o vendedor chegar já “atacando” o cliente pedindo se ele está pronto para comprar ou já falando sobre valores e orçamentos é bem provável que mesmo que ele tivesse interessado no seu produto, acabe desistindo por conta da sua abordagem “violenta” de venda.

3) Somente vender aquilo que o cliente pede.

Atualmente a maioria dos clientes antes mesmo de comprarem determinados produtos, fazem uma busca na internet. Alguns deles sabem exatamente as especificações do produto que desejam. Então, ele solicita aquele item em específico, sobre qual já têm informações. Muitos vendedores, apenas acatam o pedido desse consumidor e não tentam buscar algo mais e ir além, jogando assim fora grandes oportunidades de novas vendas.

Qual o risco? Ao não oferecer algo a mais para seu cliente, além de seu vendedor estar desperdiçando uma ótima oportunidade de aumentar seu volume de vendas, sua empresa acaba perdendo a chance de aumentar o valor daquele aquisição para o cliente. Se você parar para pensar, pode ser que esse item a mais que não chegou a ser oferecido seja o grande diferencial da sua empresa perante a concorrência, o que aumenta suas chances de melhorar a experiência de compra de seu cliente e aumente as perspectivas de novas vendas para ele.

Então, quais desses hábitos você ou sua equipe de vendas tem? Então, vamos lá hora de melhorar esse processo com nossas dicas e não perder mais vendas.

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *