Deatec oportuniza networking entre estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação
14 de setembro de 2018

4 super dicas para aumentar a clientela e as vendas da sua empresa

Aumentar sua gama de clientes é um dos principais objetivos de qualquer empresa, e além disso é extremamente necessário estar sempre conquistando novos parceiros comerciais para o mantenimento e crescimento do seu negócio.

Algumas empresas com o tempo acabam abandonando algumas fórmulas que comprovadamente deram certo por conta da acomodação ou falta de interesse, e isso pode afetar futuramente seu faturamento. Pensando nisso, vamos relembrar nesse post algumas dicas que certamente vão lhe ajudar a dar aquela turbinada nos seus negócios.

 

1 — Visite seu cliente

Caso sua empresa trabalhe no segmento de negócios B2B (Business-to-Business), ou seja, forneça seus produtos ou serviços para outras empresas, trabalhar por indicação é uma das principais estratégias.

Por esse motivo, ao realizar qualquer atividade em seus atuais clientes, deixe cartões de visita para que eles possam repassar para seus parceiros comerciais, solicite indicações e principalmente forneça um serviço de qualidade, pois assim certamente as indicações serão feitas de maneira automática.

Fazer visitas periódicas para seu cliente também é uma ótima alternativa, ofereça novas soluções, avaliações gratuitas e brindes. Uma conversa mais pessoal tem sempre um peso bem maior que o marketing frio, via telefone ou e-mail, por exemplo.

Se sua empresa trabalha com o consumidor final ou seja no segmento B2C (Business-to-Consumer), por ser um público maior é preciso adotar formas de abordagens mais amplas, ou seja, caso você queira aumentar o número de clientes é preciso divulgar sua empresa para seu público alvo.

Foque em campanhas voltadas para seu nicho de mercado, marketing digital, marketing de conteúdo, campanhas locais, feche parcerias e faça ações. Busque seu cliente, seja lá onde ele estiver. Uma coisa é certa, se você deseja aumentar seu número de clientes deve investir fortemente em ações de marketing, sua empresa só é lembrada se for vista.

 

2 — Faça parcerias com outras empresas

Uma nova forma de conquistas clientes é se aliar com outras empresas do mesmo ramo, fazendo fusões de serviços ou oferecendo pacotes integrados, quando se tem ferramentas complementares.

A dica é conhecer bem sua solução e seu ramo de atuação, busque saber as necessidades dos clientes e procure empresas que ofereçam serviços ou produtos que podem ser usados para potencializar os seus produtos.

 

3 — Diversifique serviços e produtos

Essa dica segue a mesma premissa da anterior, conheça profundamente seu ramo de atuação e as preferências de seus clientes. Com esse conhecimento será possível visualizar quais as carências do mercado, e assim suprir essa falta aumentando sua gama de produtos ou serviços.

Por exemplo, sua empresa trabalha com distribuição de um determinado produto X, e este produto sempre é usado com um produto Y para se obter melhores resultados, analise o mercado e veja a possibilidade de oferecer ambos os produtos em um combo ou de firmar parceria com uma empresa que forneça esse produto para seu cliente.

Com essa ação sua empresa facilmente conseguirá conquistar novos clientes não só para estes novos produtos, mas até mesmo para os que seu negócio já oferecia anteriormente.

 

4 — Torne-se referência

Outra maneira eficiente de conquistar novos clientes é se tornando especialista nos serviços que você oferece, muitos empreendedores acham isso um problema, pois acaba limitando seu nicho e o tornando muito especifico. Mas o segredo é exatamente esse.

Foque em produtos exclusivos, isso certamente vai fazer os seus clientes lembrarem de você e relacionarem o produto a empresa. Quando varias empresas oferecem o mesmo produto que o seu, embora a qualidade do mesmo seja comprovadamente melhor, isso vai fatiar o mercado. Mas quando se tem um produto exclusivo, a preferência é sempre sua e isso faz toda a diferença.

Invista no marketing das suas exclusividades, isso vai atrais clientes para seus estabelecimento para conferir e isso vai aumentar as vendas tanto desse produto e a movimentação na sua loja, o que acarreta por tabela na venda de outros produtos do seu catálogo. E esse mesmo pensamento serve para empresas que trabalham na prestação de serviços.

E aí, curtiu nossas dicas para dar aquele upgrade no seu negócio e aumentar sua clientela? Então, fique ligado no nosso blog que sempre estamos trazendo novidades.

#VEMPRAGAMA