Como definir o preço de venda do seu serviço ou produto
12 de abril de 2018
7 dicas para ser mais assertivo na comunicação profissional
24 de maio de 2018

Como elaborar um plano de vendas vencedor

Todo o bom profissional está sempre buscando novas maneiras de fazer sua empresa crescer e uma dessas maneiras é otimizar seu processo de vendas. Sendo assim para vender mais e melhor é necessário criar estratégias que alinhem seu negócio ao atual cenário do mercado, aos valores da empresa e as necessidades do seus clientes.

Todos esses itens, de alguma maneira, fazer parte do plano de vendas. Sendo assim, uma coisa é clara: Planejamento é algo essencial para qualquer empresa, indiferente do seu ramo de atuação ou seu porte.

E é sobre isso que vamos tratar nesse post, vamos falar de uma forma detalhada o que é um plano de vendas, porque ele é importante e como elaborar um plano de vendas vencedor para sua empresa.

 

O que é plano de vendas?

O plano de vendas nada mais é que um guia que vai nortear o processo de vendas da sua empresa como um todo, iniciando no levantamento das metas a serem atingidas e chegando até o processo de pós-venda e experiência do cliente.

O plano de vendas pode ser pensado para diferentes períodos (trimestres, semestres, anuais), desde que esteja adaptado com as demandas da empresa e as mudanças do mercado.

O plano de vendas é um artifício indispensável para gestores e times operacionais que tem como intuito fechar mais vendas, fidelizar seus clientes e potencializar suas metas.

 

Por que o plano de vendas é tão importante?

Todos sabemos da importância do planejamento sistemático indiferente da área da sua empresa, somente com um bom planejamento é possível analisar o que está dando certo e o que está dando errado no seu negócio.

O plano de vendas a lógica é a mesma, o seu papel é orientar os gestores e a sua equipe de vendas para que eles estejam alinhados as objetivos da empresa e assim possam trabalhar em sintonia, fazendo com que o controle fique mais eficaz e seja possível otimizar o processo.

 

Aprenda a elaborar um plano de vendas?

Para que um plano de vendas tenha sucesso é necessário que as bases estejam alinhadas, as bases são a equipe de vendas, o gerenciamento dessa equipe, o processo de vendas e o relacionamento com seus clientes.

De nada adianta partir diretamente para definição de metas e estratégias, sem um estudo prévio do cenário atual da empresa e seu potencial e qual é a atual e futura projeção no mercado.

Com isso definido é possível ter uma compreensão mais clara de quais devem ser as prioridades, as necessidades e as oportunidades que sua empresa vai ter pela frente.

Um dos principais pilares ou bases de um bom plano de vendas é saber construir e organizar suas equipes de vendas, entender como vai funcionar a gestão e a função da mesma no processo.

Planejar como vai ser feita a abordagem ao cliente, desde o processo de pré-venda, sondagens dos prospects, apresentação dos seus produtos/serviços, fechamento da vendas e pós-vendas são partes primordiais de um bom planejamento.

 

Super dicas para elaborar um plano de vendas vencedor

 

1. Planeje com antecedência

Muitos empreendedores começam a pensar no próximo ano somente em dezembro, um bom planejamento deve ser feito com calma e antecedência, somente assim é possível analisar métricas e objetivos desejados. Então, facilite seu processo e inicie o planejamento do próximo ano ainda até o início do ultimo trimestre do ano anterior.

2. Análise o plano anterior

Nada como a experiência para aprender sobre o que fazer e o que não fazer, não é mesmo? Pense no que deu certo e o que deu errado no plano anterior. As suas metas foram alcançadas? É essencial questionar e entender se o último plano está dando resultados antes de replicar para o próximo. Analise as métricas do período e as tenha em mente na hora de elaborar um novo plano de vendas.

3. Onde quero chegar?

Após ter a análise de mercado, da sua equipe e da condições da empresa, chegou a hora de pensar no que é possível fazer com o que se tem em mãos. Então, trace metas realistas para que sua equipe se mantenha desafiada, motivada e consiga melhores resultados.

Após ter esse levantamento inicial da metas a serem atingidas, vai ficar muito mais fácil identificar quais os pontos fortes e fracos do seu plano e assim já pensar em estratégias para melhorar e tornar o processo o mais eficaz possível.

4. Quem são os seus clientes?

Um plano de vendas vencedor deve ser construído sempre levando em consideração os comportamentos e expectativas dos seus clientes. É necessário conhecer profundamente o perfil do seu consumidor e assim traçar uma meta para que seu produto chegue até o perfil desejado.

 É nesta fase que o time reflete sobre a forma como abordar os clientes, em uma estratégia ampla de marketing que pode contemplar comunicação e gestão de eventos.

5. Tenha sempre um plano alternativo

O mercado e sua empresa estão em constante mutação, sendo assim, provavelmente seu plano de vendas deve ser flexível para receber essas alterações no decorrer do tempo.

Sempre tenha em mente três cenários: um pessimista, um realista e outro otimista e esteja preparado para todos eles. Não seja pego de surpresa por eventualidades e o vai e vem do mercado.

6. Estude a concorrência

Busque conhecer seus concorrentes e saber como eles estão trabalhando, é importante monitorar o comportamento e as ações de quem oferece os mesmos produtos/serviços que sua empresa.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que isso possa ajudar sua empresa a tornar seu processo de vendas mais inteligente e dinãmico.

#Boas Vendas e #VemPraGama