6 hábitos simples que vão melhorar sua produtividade em vendas
30 de janeiro de 2018
5 dicas simples para atingir a alta performance nas vendas da sua empresa
21 de fevereiro de 2018

Help desk — Entenda a importância dessa ferramenta no atendimento ao seu cliente

Melhorar seus indicadores de vendas e encontrar uma maneira de fidelizar seu cliente é um dos principais objetivos da grande maioria das empresas. E potencializar suas plataformas de atendimento ao cliente é uma das principais estratégias para conseguir esses objetivos.

Contar com um produto de alto padrão de excelência já se tornou uma obrigação de qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado, ou seja, não é somente com isso que você vai se diferenciar de seus concorrentes.

Para se sobressair é preciso focar em fatores como melhorias no seu processo logístico e contar com um atendimento diferenciado, transformando assim muitas vezes uma experiência negativa que seu cliente possa ter em determinado momento em algo que termine em engajamento e fidelização desse cliente. Isso mesmo, que você ouviu, investir na transformação da opinião de seus clientes através de um atendimento pós-vendas diferenciado.

E é sobre isso que vamos tratar neste post, vamos abordar o help desk, qual sua importância para a otimização do atendimento ao clientes, como ele funciona e suas principais vantagens. Vamos lá?

 

Help desk: O que é e como funciona?

Qual a primeira palavra que vem a sua mente quando ouve o termo help desk, se for suporte ou algo nessa linha, fique tranquilo, pois esse era seu principal uso. Mas o termo help desk é uma ferramenta muito mais poderosa e pode ser usada de uma forma mais inteligente e produtiva.

As mudanças no mundo dos negócios acontecem muitas vezes de forma meteórica, ainda mais se tratando de comportamento do consumidor na era digital.

Uma das principais características que se pode notar na mudança de comportamento é o aumento dos canais de comunicação entre cliente e empresa, ou seja, é preciso estar ligado ao seu cliente dos mais diversos meios possíveis, fornecer um leque de opções para que ele consiga resolver seus problemas e tirar suas dúvidas a qualquer momento.

E esse é uma das mudanças no termo help desk, um dos objetivos é atender as necessidades e desejos de seus clientes de onde ele estiver, fornecer atendimento, dicas, vendas e até soluções mais personalizadas para cada perfil.

Ou seja, o meios de contato entre empresa-cliente ganharam mais um leque de opções, além dos tradicionais telefone e e-mail. Hoje existem inúmeros canais de atendimento web, através de chats, blogs e atendimento remoto. Mas o que mais cresceu realmente é o uso dos mais diversos aplicativos de comunicação interpessoal antes, durante e depois do processo de compra.

 

Vantagens do help desk

Fideliza seus clientes

Fidelizar é muito menos custoso para uma empresa do que buscar novos clientes, e com a atual concorrência qualquer pequeno problema que é deixado sem solução pela sua empresa pode lhe custar a insatisfação do cliente e posteriormente sua perda para a concorrência.

A partir do momento que você prioriza o atendimento e suporte ao cliente, você está atuando para satisfação do cliente, garantindo faturamento recorrente para a empresa.

 

Aumento de ticket médio

Investir na melhor experiência do seu cliente é algo que agrega muito valor ao seu produto ou serviço, ou seja, atualmente os clientes estão valorizando além do preço do seu produto perante seus concorrentes, como você presta seu atendimento durante todo o processo de compra.

Investir para oferecer uma experiência única para o consumidor, além de tendência é uma decisão inteligente. Afinal, pesquisas indicam que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência diferenciada.

 

Bom atendimento e suporte faz parte do produto

Baseado ainda na melhor experiência do seu cliente, é necessário ser claro no processo de venda como sua empresa oferece suporte e atendimento pós venda. Esses processos são inerentes ao produto, então ao vender algo seu cliente quer saber como vai fazer caso tenha que resolver problemas do produto ou serviço comprado, caso esse processo seja ignorado, certamente o relacionamento com seu cliente tende a ficar comprometido.

O help desk no atendimento ao cliente faz toda a diferença no suporte e mantém o cliente satisfeito, gerando engajamento, fidelização e até indicação para novos clientes.

 

Como melhorar o help desk da sua empresa

Agora que você já sabe da importância do help desk para sua empresa, vamos repassar algumas dicas de como implantar esse processo na sua empresa:

  • criar políticas comerciais;
  • definir metas claras;
  • criar e monitorar indicadores de desempenho para acompanhar a evolução;
  • treinar a equipe;
  • escolher a melhor aplicação.

Então, está esperando o que para otimizar a relação da sua empresa com seus clientes? Dê o primeiro passo e aumente o engajamento, fidelize seus clientes e melhore seu ticket médio investindo na melhoria da experiência do seu cliente.