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5 dicas para você reduzir custos na sua empresa

Uma dúvida sempre recorrente na cabeça de qualquer gestor é sobre a redução de custos. E isso é totalmente compreensível, já que os custos interferem diretamente na formação do preço para o consumidor e, consequentemente, nas vendas e na margem de lucro da empresa.

Essa questão se torna ainda mais rotineira em épocas de recessão econômica, como a que estamos vivendo atualmente, neste caso saber onde investir mais e onde se pode reduzir o investimento acaba se tornando um grande diferencial perante a concorrência. Falhar nessa análise de corte de custos pode até se tornar fatal para a sobrevivência da sua empresa em alguns casos.

Pensando nisso para melhorar a sua competitividade e otimizar esse processo na sua empresa, separamos 5 super dicas que vão nortear no processo correto de redução de custos. Vamos lá:

 

1. Avalie seus processos detalhadamente

Não temos a fórmula para o sucesso, mas um passo grande para o fracasso é sair cortando gastos sem critérios e pré avaliações. O processo de redução de custos deve ser feita sem que atinja a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços prestados.

Então, é necessário tomar muito cuidado para não fazer cortes em processo que possam ter impacto negativo nesses processos. Antes de iniciar os cortes de gastos, avalie com calma o fluxo de trabalho de seu negócio e busque oportunidades de diminuição de desperdícios, substituição de matérias-primas e assim por diante, a ideia é otimizar o processo produtivo. Somente tendo esse estudo detalhado, você pode escalar de forma correta onde podem ser feitos os cortes de custos.

 

2. Otimize seu processo de logística

Uma ótima área para se começar uma análise e que certamente você vai encontrar várias alternativas para otimizar é a questão de custos de logística. Verifique os custos de armazenamento de seus produtos, rotas de entrega, os meios de transporte utilizados. Nesta área existem vários pontos que podem e devem ser analisados e devidamente resolvidos para que a empresa aumente sua eficiência ao mesmo tempo em reduz seus gastos.

 

3. Aposte na automatização dos seus processos

Automatizar processo é algo que se tornou algo imprescindível para qualquer empresa que queira crescer em um mercado tão concorrido. Documentos de papel, protocolos, pastas e pastas de documentos e inúmeras planilhas eletrônicas com informações que não se cruzam e que no fim não ajudam em nada na tomada de decisões são coisas de empresas que pararam no tempo e que logo vão ser engolidas pela concorrência.

Com a automatização é possível economizar inúmeros recursos e atingir altos índices de produtividade e de qualidade, já que o controle das tarefas é feita de forma efetiva. Se reduz a perda de tempo com retrabalho e com as análises gerenciais, já que a maioria dos processos são interligados. Assim é possível ter uma visão mais ampla, rápida e detalhada de todos os setores, facilitando em muito o processo final de tomada de decisões.

 

4. Busque aumentar sua carteira de fornecedores

Se seu mercado de fornecedores for concorrido é muito interessante ter o máximo possível de contatos nesta área, ter a disposição uma grande diversidade de fornecedores assegura melhores condições de compra, aumenta seu poder de barganha.

Então, é necessário pesquisar preços, pedir descontos e negociar prazos, caso seu fornecedor não otimize suas condições de venda é hora de buscar algo na concorrência. Assim você vai conseguir melhorar suas condições de negociação e conseguir oferecer condições mais vantajosas ao seu cliente final.

 

5. Sua equipe deve saber onde os custos devem ser reduzidos

Se você acha que apenas fazendo um plano de ação para economizar recursos e tentar colocar em prática sozinho, sem repassar a situação para seus funcionários vai funcionar. Saiba que isso é uma grande ilusão. Ao adotar uma nova política de redução de custos todos os envolvidos devem ser informados e saber as razões e importância de tal ação. Afinal, eles que são responsáveis por fazer o plano acontecer.

Então, para evitar esse tipo de situação é importante realizar campanhas de conscientização junta à sua equipe, para que todos tenham consciência e tomem atitudes racionais para reduzir custos operacionais.

Inclua seus colaboradores no processo, pedindo sugestões de melhoria na empresa, quais são os pontos no seu setor que eles acham que pode ser melhorados, nada como quem está ali no dia a dia para ter uma visão mais clara dos custos de processo. Além disso, eles vão se sentir parte importante do processo de redução e assim vão trabalhar mais motivados para conseguir melhorar os resultados.

Essas são as dicas do nosso artigo, caso você tenha algo mais específico que faça na sua empresa para reduzir custo, compartilhe conosco.