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Uma equipe realmente eficiente funciona como uma orquestra, não adianta ter músicos excepcionais, se não souberem trabalhar em equipe. Se cada um agir pelo seu ego, não se ouvirá um som de qualidade e somente barulhos entrelaçados. E para que haja coordenação e controle existe uma pessoa a frente da orquestra, o maestro, ele é o responsável por reger o grupo, indicando como, o que e quando tocar. Assim é possível retirar o melhor de cada músico em prol de toda a orquestra.

Neste artigo vamos te ensinar a afinar sua gestão de equipe, trazendo mais harmonia para a sua orquestra de colaboradores e transformando os resultados de sua equipe de vendas em um verdadeiro espetáculo.

 

1. Tenha humildade e admita seus erros.

Ter caráter e humildade para admitir um erro não é nada vergonhoso. Pelo contrário, mostra para seu time que você sabe reconhecer suas falhas. Assim você traz a equipe para mais perto de você, e também a inspira a ter a mesma atitude quando cometerem alguma falha, tornando o trabalho mais aberto e reduzindo a disputa de egos.

 

2. Admita quando você não souber a resposta

Assim como a atitude anterior, essa também vi aproximar você da sua equipe. Os profissionais da sua equipe não esperam que você saiba tudo, ou finja que sabe. É muito importante como líder, que você mostre que é sempre possível aprender mais e estar aberto a novos conhecimentos. Que o aprendizado é um ciclo contínuo e interminável.

 

3. Analise primeiro, depois parta para a ação.

Indiferente de ser uma decisão estratégica ou um problema com sua equipe, sempre analise os fatos antes de chegar a qualquer conclusão. Se um colaborador da sua equipe estiver recebendo muitas reclamações, por exemplo, procure entender o que está acontecendo antes de decidir tomar qualquer atitude mais radical.

 

4. Mostre-se interessado pela vida dos profissionais da sua equipe

Manter uma relação profissional com sua equipe é de suma importância. Mas sempre que possível e eles derem abertura para tal atitude, é interessante você demonstrar interesse pela vida pessoal de seus colaboradores. Pergunte sobre a família, sobre seus sonhos e objetivos. Tenha essa abertura para fugir um pouco da rotina. Isso certamente fortalecerá o relacionando entre vocês.

 

5. Contrate pelo potencial e vontade de crescer.

No momento de procurar novos membros para sua equipe é normal que você tenha uma lista de requisitos básicos que essa pessoa deva atender. Mas, no entanto, entenda que é melhor contratar alguém que não atenda a toda aquela lista de requisitos, com um pouco menos de conhecimento, mas com muito potencial e vontade de crescer dentro da empresa. Muitos desses profissionais com bastante experiência, trazem na bagagem alguns vícios profissionais e são mais difíceis de moldar de acordo com a linha de pensamento da sua equipe.

 

6. Dê valor a criatividade

Muitos líderes tem a seguinte linha de pensamento: premiar os meus profissionais que conseguirem terminar suas tarefas no prazo determinado, mas se você parar para pensar: isso é apenas a obrigação de sua equipe. Então, o mais indicado é premiar e valorizar aqueles que conseguem fazer seu trabalho de forma criativa, trazem inovações e melhorias no processo cumprindo suas metas.

 

7. Seja o exemplo a ser seguido.

De nada vai adiantar você fazer uma reunião falando que a empresa preza por funcionários pontuais, por exemplo, se você chega todo o dia alguns minutinhos depois de seus colaboradores. O exemplo que vem da liderança é o passo mais importante para desenvolver uma efetiva comunicação com a equipe.

 

8. Compartilhe conhecimento

Nunca pense duas vezes para ajudar sua equipe com informações úteis e dicas importantes. Divida seu conhecimento, isso mostra o quanto você está interessado na evolução dos seus profissionais e também da sua empresa.

Use a mesma técnica de troca de informações com os outros membros da sua equipe que tem determinado conhecimento mais específico e que pode ser útil para toda a equipe, incentive eles a compartilhar esse conhecimento com seus colegas. Promova ações de treinamentos e troca de conhecimentos entre eles. Todo mundo tem algo para ensinar e todos sempre tem algo novo para aprender.

 

9. Mantenha a positividade em alta

Líderes sisudos e ranzinzas, que só reclamam certamente não terão uma equipe bem humorada. E isso, além de ser prejudicial a o ambiente de trabalho, também influencia diretamente o atendimento com o consumidor. Então, seja uma fonte de energia positiva para seus funcionários e mostre o quanto é importante ter uma atitude confiante, positiva e otimista, mesmo diante de todos os desafios que enfrentamos.

 

10. Invista desafios e responsabilidade

Um bom líder além de garantir que sua equipe cumpra as tarefas planejadas, deve também cuidar do desenvolvimento dos profissionais da sua equipe. Para isso, é fundamental que você desafie seus funcionários com algumas tarefas que você sabe que eles são capazes de cumprir, mostre que você confia no potencial de seus colaboradores, crie um clima de competição saudável e criativo dentro de sua equipe.

Esperamos que você consiga absorver a essência dessas dicas que acabamos de listar e aplique com sucesso na sua gestão de equipe.

Bons resultados e ótimas vendas.

Autor

Gamatec

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